QUADRO DE SAÚDE

Dos 14 pacientes de Manaus em Aparecida, 11 estão em estado grave

Em relação aos demais, um paciente está em estado regular e dois seguem estáveis

Foto: Jucimar de Sousa / Mais Goiás

Dos 14 pacientes que vieram de Manaus para Goiás com a covid-19 por falta de oxigênio e foram instalados no Hospital Municipal em Aparecida (Hmap), 11 estão em estado grave. Ao todo, 32 pessoas chegaram na segunda-feira (18), no Estado, mas 18 foram encaminhados ao Hospital das Clínicas, em Goiânia.

Ainda sobre Aparecida, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), um paciente está em estado regular e dois seguem estáveis. Dos 14, são oito homens e seis mulheres. São seis instalados em UTIs e oito em enfermarias.

“Todos os 14 estão isolados dos pacientes locais e sendo tratados por equipes exclusivas para o atendimento aos recém-chegados. A comunicação dos pacientes vindos de Manaus com seus familiares é feita por vídeo chamadas realizadas nos próprios leitos”, informa a nota.

Mais cedo, o número de pacientes em estado grave, em Aparecida, era de cinco. Em Goiânia, por sua vez, até o início desta tarde, eram 11.

Transferência

Vale lembrar, os manauaras chegaram no território goiano após falta de oxigênio hospitalar na capital do Amazonas. Os 32 pacientes de Manaus chegaram em dois voos ao aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia: um com 14 e outro com 18 doentes.