RISCO

Doze pipas foram apreendidas na área do Aeroporto de Goiânia neste semestre

Local prepara iniciativas para alertar a população sobre os riscos nas proximidades

Doze pipas foram monitoradas e recolhidas 12 pipas na área operacional do Aeroporto Internacional de Goiânia – Santa Genoveva, neste semestre. Por isso, a responsável pela administração do espaço, CCR Aeroportos, começou uma campanha diária de segurança aeroportuária para conscientização sobre o brinquedo na região, na quarta-feira (24).

As ações preventivas incluem a distribuição de cartilhas educativas para a população no entorno do aeroporto, por exemplo. Também estão programadas visitas às escolas próximas ao aeroporto após o término das férias escolares, bem como faixas nas cercas e muros do próprio campo de aviação.

Gerente do Aeroporto de Goiânia, Tassia Fraguas afirma que a prioridade é garantir a segurança. “Por isso reforçamos a necessidade de colaboração de todos para evitar qualquer atividade que possa comprometer as operações aeroportuárias e a segurança de voo.”

Ocorrência

Esse tipo de ocorrência é mais comum entre junho e setembro, devido ao clima seco, com ventos fortes e férias escolares. Contudo, independente da época, soltar ou empinar pipas perto dos aeroportos representa um risco para as operações aeroportuárias. O brinquedo pode causar danos aos componentes das aeronaves, especialmente durante a decolagem e o pouso. A administradora ainda aponta que pessoas podem tentar invadir o local restrito para recuperar os itens.