DPE-GO quer mais informações sobre leitos disponíveis para Covid-19 em Goiás
Em ofício encaminhado à SES, defensoria afirma que as informações disponibilizadas não detalham os dados das redes pública e privada
A Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) encaminhou um ofício à Secretaria de Estado da Saúde (SES) cobrando informações a respeito dos leitos de enfermaria e UTI destinados à Covid-19 no estado. De acordo com o órgão, as informações disponibilizadas pela secretaria não detalham os dados das redes pública e privada.
O ofício foi protocolado nesta quarta-feira (3) e estipula um prazo de 48 horas para a resposta. No documento, a DPE-GO solicita a lista de unidades de saúde e o quantitativo de leitos em cada uma delas. Além disso, pede informações a respeito dos leitos criados e, eventualmente, fechados para o atendimento à pandemia.
Sobre a rede privada, a defensoria pergunta sobre a habilitação das unidades de saúde, quantidade de leitos, quais delas enviam informações à SES e em qual periodicidade. O órgão questiona ainda qual é o critério para definição de um leito de UTI para o tratamento de Covid-19 e se ele é o mesmo para as unidades públicas. Por fim, solicita informações sobre o eventual fechamento de leitos nos hospitais particulares.
A defensora responsável pelo ofício, Michelle Bitta, afirma que o objetivo do documento é compreender melhor as informações repassadas pela SES. “A sociedade tem o direito de ter conhecimento dessas informações, em especial nessa conjuntura de restrição das atividades comerciais e sociais. Queremos compreender melhor esses dados e os mecanismos de publicização dessas informações, inclusive para contribuir para a conscientização da população”, pontua.
O Mais Goiás entrou em contato com a SES para comentar o pedido da defensoria, mas não houve retorno até o fechamento da matéria. O espaço está aberto para manifestação.