Duas espécies ameaçadas de extinção se reproduzem no Zoológico de Goiânia
Duas espécies ameaçadas de extinção se reproduziram no Zoológico de Goiânia, localizado na Alameda das…
Duas espécies ameaçadas de extinção se reproduziram no Zoológico de Goiânia, localizado na Alameda das Rosas, no Setor Oeste. Os novos integrantes são três filhotes de lobo-guará, que vieram ao mundo no mês de julho, bem como um filhote de onça-pintada, nascido na última terça-feira (7).
Com relação ao estado de saúde dos filhotes, o supervisor-geral do Zoológico de Goiânia, Raphael Cupertino, explicou que um dos três filhotes de lobo-guará nasceu com um problema ósseo congênito que evoluiu para uma fratura e precisou passar por um procedimento cirúrgico. De acordo com ele, a cirurgia foi feita o mais rápido possível e o animal está em recuperação. Segundo Rafael, o animal não teria sobrevivido na natureza.
Quanto ao filhote de onça-pintada, trata-se de um macho. O supervisor-geral explicou que o animal está sendo amamentado de duas em duas horas pela equipe, já que a mãe não estava tendo leite suficiente para amamentá-lo. De acordo com o gestor, do casal de onças-pintadas, a fêmea foi doada pelo Instituto Onça-Pintada e o macho veio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Conforme salientou o supervisor-geral, a reprodução em cativeiro é um processo complexo, que envolve dieta adequada, boa adaptação ao recinto, além de aproximação e convivência por parte do casal. Rafael afirmou ainda que muitos animais que chegam aos zoológicos já estão com idade avançada e não conseguem mais reproduzir, por isso quando filhotes nascem é um momento muito especial para toda a equipe.