CONSCIENTIZAÇÃO

Duas toneladas de lixo flutuante são retiradas do Rio Meia Ponte

Ação aconteceu em um ponto popularmente conhecido como "ilha do lixo"

Duas toneladas de lixo flutuante são retiradas do Rio Meia Ponte (Foto: Divulgação - OCB-GO)

A Organização das Cooperativas Brasileiras em Goiás (OCB-GO) retirou aproximadamente duas toneladas de lixo flutuante do Rio Meia Ponte, neste sábado (27). A ação aconteceu em um ponto popularmente conhecido como “ilha do lixo”, na divisa entre os municípios de Bela Vista de Goiás e Hidrolândia.

Segundo o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), a “ilha do lixo” foi percebida durante uma expedição em junho, enquanto o grupo realizava outro projeto. Dessa vez, aproximadamente cem pessoas ajudaram na remoção dos detritos, entre escoteiros, bombeiros mirins, voluntários, uma equipe técnica liderada por ambientalista e pessoal do Sistema OCB-GO.

Para conseguir executar a tarefa, foi necessário um enorme esforço braçal e apoio de muitas cooperativas, como o Sistema Sicoob, Coapil, Cresol, Sicoob SecoviCred e Unimed Goiânia. De acordo com o OCB, as cooperativas deram o suporte financeiro, já que a ação custou R$ 5 mil. Já a Prefeitura de Bela Vista de Goiás ajudou com tendas e lanches. A equipe Navegar Pela Vida auxiliou no transporte do material recolhido.

Estima-se que existem aproximadamente de 6 a 7 toneladas de lixos no local
Estima-se que existem aproximadamente de 6 a 7 toneladas de lixos no local (Foto: Divulgação – OCB-GO)

O superintendente do Sistema OCB, Jubrair Gomes Caiado Júnior, informou que a equipe conseguiu recolher somente duas toneladas de lixo. Entretanto, estima-se que existem aproximadamente de 6 a 7 toneladas de lixos no local. Como se tratava de muito lixo, a equipe não conseguiu recolher tudo em um dia só. A data da próxima ação ainda será definida.

O material foi recolhido por pessoas e colocado em sacos plásticos. Depois, os sacos foram transportados por meio de barco para a outra margem. Então, o material foi pesado e colocado sobre o caminhão. Agora, tudo que foi recolhido segue para a Cooperbela, que vai fazer a triagem para avaliar o que é reciclável e o que é lixo. O que não puder ter nova destinação, irá para o aterro.