“É uma honra celebrar nossa história”, diz Eliton na comemoração do aniversário de 291 anos da cidade de Goiás
O governador José Eliton participou, na noite desta quarta-feira (25), da comemoração festiva dos 291…
O governador José Eliton participou, na noite desta quarta-feira (25), da comemoração festiva dos 291 anos da antiga capital de Goiás. Assistiu a uma missa em celebração ao aniversário da cidade e, em seguida, participou do tradicional corte do bolo de aniversário. O governador cortou o bolo junto à prefeita de Goiás, Selma Bastos, ao som do “parabéns” entoado pela banda de música da Polícia Militar de Goiás.
A missa foi presidida pelo bispo diocesano Dom Eugênio Rixen, na Catedral Sant’Ana, ao lado do Palácio Conde dos Arcos. Após a celebração e o corte do bolo, o governador concedeu entrevista à imprensa e lembrou que a história de Goiás deve ser preservada e exaltada. “É com muita honra que fazemos a transferência da capital, reverenciando todos que ajudaram a construir a história do nosso Estado. O Governo de Goiás tem todo o compromisso de resgatá-la”, afirmou.
Transferência da capital – Desde 1961, com interregno no final da década de 1970 e retornando em junho de 1983, com a criação da Lei nº 9.314, a antiga capital goiana se transforma em capital simbólica durante a semana de comemoração do aniversário da cidade. O dia 26 de julho, marco da fundação da cidade de Goiás e dia da padroeira Nossa Senhora Sant’Ana, é considerado feriado e os órgãos públicos estaduais não funcionam.
No início dos anos 2000, a cidade de Goiás se tornou Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, título que lhe foi conferido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).