Educação: concurso para rede estadual de ensino deve ter edital lançado até janeiro
Convocação será feita a partir de novembro do próximo ano
O governador Ronaldo Caiado (DEM) e a secretária de Educação Fátima Gavioli anunciaram, na última terça-feira (17), a realização de concurso público na rede estadual de ensino de Goiás. A previsão é de que o edital seja publicado até janeiro de 2022.
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) diz que foi feito um levantamento em sob o enquadramento do Regime de Recuperação Fiscal (RRF).
O Estado ainda não divulgou cronograma ou número total de vagas do certame. A expectativa é a de que o resultado seja divulgado até abril de 2022. A convocação deve começar em novembro do próximo ano.
Déficit de profissionais da educação
A secretária Fátima Gavioli diz que a Educação sofreu baixa de 6,7 mil profissionais. Foram 3,5 mil aposentadorias e 3,2 mil óbitos. O concurso deve contemplar todas as disciplinas da matriz curricular, além de funções de coordenação. ENão há previsão para aberturas de vaga em funções administrativas.
Regime de Recuperação Fiscal pode viabilizar concurso
O Regime de Recuperação Fiscal foi criado para Estados em desequilíbrio fiscal. O RRF estabelece benefícios como a suspensão da dívida pública e a reestruturação em condições melhores de taxas de juros e prazos.
No entanto, o Tesouro exige contrapartidas como privatizações e medidas de redução de despesa e aumento de receita.