ELEIÇÕES 2024

Eleições em Goiás: 100 urnas apresentaram problemas técnicos, mas apenas cinco precisaram ser trocadas

Outras urnas podem apresentar problemas até o fim das votações já que existem mais 900 do mesmo modelo sendo usadas no Estado

Cinco urnas eletrônicas precisaram ser trocadas e outras 100 apresentaram problemas técnicos em Goiás, neste domingo (06). A informação foi dada pelo secretário de TI do Tribunal Regional Eleitoral, Frank Ribeiro, que ressaltou serem contratempos simples e de fácil resolução.

“Troca de urna, até o momento, nós temos só o retorno de cinco, mas tivemos mais de 100 problemas que são problemas mais simples, onde se desliga a urna, liga novamente, e ela volta a ser usada. Um caso ou outro troca uma mídia de votação e também resolve o problema sem precisar da troca da urna”, destacou.

As urnas que precisaram ser trocadas estavam nas zonas eleitorais de Luziânia, Cidade Ocidental e Valparaíso de Goiás, região do Entorno do Distrito Federal. Além disso, se tratavam de urnas antigas, modelo de 2013, que deram problemas, principalmente, no reconhecimento dos dados biométricos do eleitor.

A troca atrasou o início da votação, mas a situação já foi normalizada. “Lógico que esse erro pode acontecer durante o período de votação, um travamento ou outro, o mesário está orientado a desligar e ligar a urna de novo, então nessa região a gente pode ter um pouquinho mais de filas em razão desse maior índice de problema”, explicou Frank.

Conforme o secretário, outras urnas podem apresentar problemas até o fim das votações já que existem mais 900 do mesmo modelo sendo usadas no Estado.