Eletrobras suspende obra de rede de alta tensão na Região Sudoeste de Goiânia
O anúncio foi feito nesta quarta-feira em Brasília
//
A Celg-D suspende, a partir de hoje, as obras de instalação de rede de alta tensão na Região Sudoeste de Goiânia. O anúncio foi feito em Brasília, pelo presidente da Eletrobras, José da Costa Carvalho Neto, ao final de audiência pública realizada na Câmara dos Deputados em Brasília.
A audiência foi convocada por Ronaldo Caiado (DEM) e contou com as presenças de diretores da Celg e da Eletrobras, dos deputados Leandro Vilela (PMDB) e Roberto Balestra (PP), além de um grupo de 25 moradores da região.
Em contato com o grupo de moradores, ao final dessa audiência, o presidente da Celg-D, Leonardo Lins, afirmou que a empresa inicia imediatamente o estudo das alternativas para a obra, considerada prioritária pela empresa para garantir o abastecimento na Grande Goiânia.
Entre as opções, estão o desvio do trajeto para o Anel Viário e a adoção de instalações subterrâneas para trechos onde haja a presença de grande número de moradores.
O grupo “Diga não à rede de alta tensão” acerta para as próximas horas a primeira reunião para os novos projetos. Devem ser convocados órgãos reguladores, para agilizar as licenças necessárias para a nova obra.
Na noite desta quarta-feira, dia 19, cerca de 300 moradores da região realizaram um ato em comemoração à suspensão. Na oportunidade, o grupo já definiu que manterá a mobilização existente hoje. O grupo foi criado a partir da insatisfação dos moradores com a instalação da linha em área residencial de 8 bairros de Goiânia. O projeto prevê aina a instalação de postes de alta tensão em três pontos do Complexo Macambira-Anicuns, incluindo áreas de nascentes.