curioso

Em 1980, Anápolis venceu competição em programa de Silvio Santos; relembre

No "Cidade x Cidade", município goiano competiu com São João de Meriti

Muita gente não lembra mas, há cerca de 40 anos, Anápolis venceu um concurso em um programa apresentado por Silvio Santos, que morreu neste sábado (17). O programa, chamado “Cidade x Cidade”, promovia competições entre municípios do interior do Brasil. O prêmio? uma ambulância zero km. A disputa envolvia provas de conhecimento, força, talento musical e beleza, avaliando o desempenho das comissões das cidades concorrentes.

Em agosto de 1980 Anápolis enfrentou São João de Meriti, do Rio de Janeiro. A cidade carioca já acumulava três vitórias consecutivas. Conforme publicado pelo Portal 6, a gravação contou com uma caravana de torcedores que viajaram até os Estúdios Silvio Santos, em São Paulo. Os jurados incluíam o cabeleireiro Jassa, as atrizes Olga Theim e Maria Izabel de Lisandra, e o humorista Costinha. Anápolis saiu vitoriosa.

O jornalista e político Haroldo Duarte, que morreu em 2012, foi importante para a vitória de Anápolis, respondendo corretamente a diversas perguntas. Ainda segundo o Portal 6, a participação não foi barata; Anápolis precisou arrecadar cerca de um milhão de cruzados através de promoções e doações dos moradores.

No programa, os anapolinos presentearam Silvio Santos com um conjunto de pedras semipreciosas lapidadas no Centro de Gemologia do Distrito Agroindustrial de Anápolis (DAIA) e obras dos escultores Loures e Antenor Silva.

O “Cidade x Cidade” foi um sucesso. Em 1969, a atração perdeu por apenas um ponto na medição da audiência para a chegada do homem à Lua.

Clubes goianos prestam homenagem a Silvio Santos nas redes sociais