Em 2022, motociclistas foram a maioria dos óbitos por acidentes de trânsito em Goiânia
Ao todo, 197 pessoas perderam suas vidas em acidentes de trânsito em Goiânia. Entre os óbitos, 127 são de motociclistas, o que representa um total de 64,47% das vítimas
Durante o ano de 2022, 127 motociclistas morreram em decorrência de acidentes de trânsito em Goiânia. O grupo é o que mais tem óbitos registrados na capital, segundo um levantamento realizado pela Delegacia de Investigação de Crimes de Trânsito (Dict).
De acordo com a Dict, 5.892 ocorrências de trânsito foram registradas e analisadas no ano passado. No total, 197 pessoas perderam suas vidas em acidentes. Entre os óbitos, 127 são de motociclistas, o que representa um total de 64,47% das vítimas.
O médico Josué Laguardia, pesquisador do Laboratório de Informação em Saúde (ICICT) da Fundação Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz) afirma que vários fatores influenciam em um maior risco de morte em acidentes com motocicletas. Isso porque, são veículos que apresentam menor proteção para o motorista e o passageiro do que um veículo automotor, como carro, caminhão ou ônibus.
Segundo Laguardia, isso piora se ele não está usando capacete, luvas, botas, jaqueta adequada. “Tudo isso pode agravar o risco de um acidente ser fatal”, disse.
Outros tipos de óbito
De acordo com o estudo, das quase 200 pessoas mortas no ano passado, 121 tiveram seus óbitos confirmados no momento do acidente. Em 2021, esse número era de 117 vítimas fatais, o que representa um aumento de 3,4% de um ano para o outro.
Já as vítimas que foram encaminhadas para o hospital, mas não resistiram aos ferimentos e morreram em datas posteriores ao acidente, representam 76 óbitos do total, segundo a pesquisa.
Além dos motociclistas, as mortes por atropelamento também chamaram a atenção da Dict no levantamento. Segundo a corporação, 34 pessoas morreram em função deste tipo de acidente de trânsito.
Outro grupo bastante afetado pelos acidentes de trânsito foram os ciclistas. 17 deles morreram em Goiânia no ano passado.
Vítimas graves dos acidentes de trânsito
O levantamento da Dict também aponta um aumento de 51,85% no número de pessoas que ficaram em estado gravíssimo por conta de acidentes de trânsito em Goiânia entre 2021 e 2022.
No ano passado, houveram 41 acidentes que deixaram vítimas em estado gravíssimo. Enquanto em 2021, esse total foi de 27 ocorrências graves.
Ao todo, 275 inquéritos foram instaurados para apurar a dinâmica dos acidentes. Além disso, 464 motoristas foram indiciados por crimes de trânsito.