RAZÃO DOS ALAGAMENTOS

Em 60 dias, prefeitura retira mais de 400 toneladas de lixo em bocas de lobo de Goiânia

Ação teve como objetivo garantir que o sistema de drenagem funcione bem

Em 60 dias, prefeitura retira mais de 400 toneladas de lixo em bocas de lobo de Goiânia (Foto: Divulgação/Prefeitura de Goiânia)

A prefeitura de Goiânia retirou mais de 400 toneladas de lixo, em apenas 60 dias, em bocas de lobo da capital. Ação teve como objetivo garantir que o sistema de drenagem funcione bem para que a população sinta cada vez menos os impactos, como alagamentos, causados por temporais na cidade.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) informou que, no total, 444 toneladas de lixos e entulhos já foram retiradas de bocas de lobo, ramais e poços de visitas – local onde passa esgoto, redes de telefone, energia elétrica e acesso aos córregos e rios canalizados e cobertos.

“A maioria dos objetos que encontramos nessas ações são lixos produzidos pela própria população mesmo, como garrafas, sacolas, latinhas e outros mais. Isso tudo jogado nas ruas acaba indo para as bocas de lobo. Já em limpeza dos córregos, por exemplo, já retiramos de pedaços de motos até pneus e sofás”, disse a gerente de conservação, Aline Cantuária.

Já o titular da Seinfra, Luiz Bittencourt, disse que as medidas precisam ter, acima de tudo, o apoio da população. “Esse lixo jogado na rua é a principal causa da obstrução das nossas galerias. Precisamos da conscientização para atacarmos com mais eficiência o problema do alagamento.”

Vale lembrar, o cidadão que precisar dos serviços da Seinfra, como limpeza das bocas de lobo, troca de lâmpadas em postes públicos, ou até mesmo recuperação de asfalto, deve solicitar pelo aplicativo Prefeitura 24 horas. A tecnologia é gratuita e pode ser baixada nos aparelhos IOs e Android.