FACILIDADE

Em Aparecida, aplicativo agenda vacinação contra a Covid

A prefeitura de Aparecida de Goiânia disponibiliza o aplicativo de smartphones e computadores “Saúde Aparecida”…

A prefeitura de Aparecida de Goiânia disponibiliza o aplicativo de smartphones e computadores “Saúde Aparecida” para o agendamento da vacinação contra a Covid-19 em Unidades Básicas de Saúde (UBS). Atualmente, a cidade disponibiliza dois postos de imunização no modelo drive-thru e três postos fixos em UBSs, sendo nestas últimas, obrigatório marcar a visita. Nos drives, a demanda é livre.

“O aplicativo ‘Saúde Aparecida’ já realizava o agendamento de exames RT-PCR. Agora, aumentamos as possibilidades da ferramenta e é possível também agendar a vacinação contra a Covid-19”, relata Gustavo Assunção , superintendente de Atenção à Saúde, e completa: “Antes, apenas celulares com sistema Android podiam baixar o aplicativo. Hoje, qualquer celular ou computador com internet pode acessar as funções do canal.”

Já a coordenadora de Atenção Especializada da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Loanny Moreira, garante que o app é simples e intuitivo. “Dividimos o uso do app em duas etapas: a primeira consiste no download do aplicativo em si e a segunda é o cadastro pessoal. Para se cadastrar é necessário ter em mãos o CPF e o Cartão SUS de Aparecida de Goiânia. Oriento também que quem já tenha o aplicativo instalado, faça a atualização”, detalha.

Vacinação

Até a sexta (5), Aparecida já tinha vacinado contra o coronavírus 8.789 pessoas. Atualmente, a cidade imuniza idosos acima de 85 anos de idade que residam na cidade e profissionais da saúde.

Segundo a prefeitura, para receber a dose da vacina é preciso apresentar documento de identidade, CPF ou Cartão SUS e comprovante de endereço de Aparecida de Goiânia. Já os profissionais da Saúde precisam de comprovante de vínculo profissional em Aparecida e carteira profissional.

Destaca-se, a vacinação teve início na cidade em 20 de janeiro. Vale lembrar, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso emergencial das vacinas, no País, em 17 de janeiro, e o governador de São Paulo João Doria (PSDB) iniciou a vacinação no mesmo dia, antes da distribuição Ministério da Saúde — ato classificado pelo ministro Eduardo Pazuello como ilegal.

Em Goiás, a primeira vacina contra a Covid foi ministrada na tarde de 18 janeiro, em Anápolis. A pessoa escolhida foi Maria Conceição da Silva, de 73 anos, moradora do abrigo Abrigo dos Velhos Professor Nicephoro Pereira da Silva.