Vazamento

Em áudio, vereadora de Varjão pede favorecimento em troca de apoio político

Apesar de mensagem citar presidente da Câmara Municipal, ele nega que o áudio tenha sido encaminhado diretamente a ele; deputado citado repudia

Vereadora pelo Democratas (DEM), Maria Divina Siqueira de Paula, 50, é conhecida na cidade de Varjão como Maria Sapeca. Eleita em 2016 para a legislatura municipal, a parlamentar se envolveu em polêmica após o vazamento de um áudio que circula em aplicativo de mensagem instantânea (ouça abaixo). Na mensagem, que teria sido encaminhada por ela ao presidente da Câmara Municipal, ela sugere não aceitar dar apoio a candidatos, se não houver favorecimento em troca.

Ao telefone, o presidente Cássio Ricardo Pinheiro de Paula (PTB), assumiu ter ouvido o áudio, mas negou que tivesse recebido o arquivo diretamente da vereadora. “Nós temos interesses políticos diferentes e somos de bases diferentes. A vereadora não me mandou esse áudio, apesar de me citar. Deve ter encaminhado para outra pessoa enganada”, disse.

Na mensagem que o Mais Goiás teve acesso, encaminhada supostamente pela vereadora Sapeca, ela diz: “Cássio, eu só vou apoiar quem me ajudar. Não é por nenhum interesse por dinheiro não, Cássio, mas eu não vou apoiar de graça. Eu tô precisando fazer uma cirurgia e ela é R$ 15 mil. Se nenhum deputado estadual, federal ou senador sair do ‘papel’, igual fala, eu não voto pra ninguém, não vou apoiar ninguém, porque de graça eu não vou apoiar (sic)”.

No áudio, ela completa: “Eu tô precisando fazer uma cirurgia, e eles só vêm com conversa mole, igual o José Nelto ali no Leônidas esses dias: ‘É, dinheiro eu não dou pra ninguém’, eu falei: ‘Então cê vai pra Caixa Prego, porque pedir voto para você de graça, gastar gasolina, pneu do meu carro, andar no sol quente pedindo voto pra você, eu não vou (sic)’”.

O Mais Goiás entrou em contato com o deputado estadual José Nelto (Podemos). Por telefone, o político disse que não conhece a vereadora e nunca esteve com ela. “Recebi esse áudio, e, de verdade, ela deve, no mínimo, se explicar sobre esse conteúdo. Eu nunca aceitei esse tipo de situação que envolva meu nome. Sou contra a velha política, que troca votos por favor, dinheiro, dentaduras e outros favorecimentos. Essa mensagem é desrespeitosa”, disse.

O áudio atribuído à vereadora encerra: “Desde quando você ‘fecha’ com um candidato, tem que dar voto pra ele, Cássio. Então eu queria que juntasse nós tudo e apoiasse um candidato só, mas que ‘saísse o papel’, Cássio. Eu preciso fazer minha cirurgia e ela é R$ 15 mil. E se não sair eu não apoio e não voto (sic)”.

Resposta

O Mais Goiás entrou em contato por telefone com a parlamentar, mas as ligações e mensagens encaminhadas não foram atendidas ou respondidas. O espaço está aberto para resposta e esta reportagem será atualizada assim que o contato for feito.

Áudio supostamente seria da Vereadora Maria Sapeca (Democratas)
Áudio supostamente seria da Vereadora Maria Sapeca (Democratas)