Empatia e Solidariedade

Em crise, Cevam organiza Feijoada Beneficente para manter portas abertas

Para conselheira, este é o pior momento financeiro da ONG, que chegou a ter a linha telefônica cortada por falta de pagamento; ingresso custa R$ 30

O Centro de Valorização da Mulher Consuelo Nasser (Cevam) tem vivido um dos piores momentos financeiros desde a sua criação, em 1981. Para conseguir manter o atendimento prestado à mulheres vítimas de violência doméstica, crianças e adolescentes vítimas de abuso, a ONG realiza neste sábado (27) um evento para arrecadação de fundos, o Feijoada Beneficente. A iniciativa é uma parceria do Cevam com o Conselho Estadual da Mulher do Estado de Goiás (Conem) e será realizada na Cerrado Cervejaria, no Setor Bueno, em Goiânia.

Em entrevista concedida ao Mais Goiás, a diretora-conselheira da instituição, Maria das Dores Dolly, revela que a situação financeira da unidade está tão difícil que a empresa de telefonia chegou a cortar a linha telefônica por falta de pagamento. Segundo Dolly, o Cevam é uma instituição sem fins lucrativos e sobrevive graças à doações de voluntários.

“Nós somos a única instituição que mantém a porta aberta 24h por dia para receber e atender as mulheres em situação de vulnerabilidade. Nem o Governo faz isso. Mas é muito difícil conseguirmos prestar um bom atendimento quando falta ajuda financeira para manter a unidade”, declara.

O Cevam

Conforme expõe a diretora, atualmente o Cevam assiste 34 pessoas em condição de residência, sendo crianças, adolescentes e mulheres. Grande parte das mulheres atendidas foram vítimas de agressão e, até mesmo, de mutilação por seus ex-companheiros. “Quando conseguem fugir do agressor, buscam a ajuda da ONG, que oferece abrigo, assistência médica, psicológica e jurídica”, lembra Dolly. De acordo com a conselheira, o Cevam atua há 38 anos em Goiânia e já acolheu quase 40 mil vítimas de agressão e violência doméstica.

Para Dolly, o mais importante em toda a ação de divulgação do evento não é a arrecadação, mas fazer com que as pessoas enxerguem a importância da ONG na luta pela defesa, assistência e direitos da mulher em condição de vulnerabilidade. A intenção da organização do evento é ter mais contato com as pessoas interessadas em contribuir com a causa e pensar políticas públicas para as mulheres não só de Goiás, mas de todo o Brasil.

“Resolvemos fazer essa atividade em conjunto para que a gente pudesse levar a pauta da violência contra as mulheres em Goiás para a mídia. Também queremos celebrar o aniversário do Cevam e do Conem, que são uma das poucas instituições em todo o Estado que são trincheiras na luta das mulheres”, vocifera.

No total, foram disponibilizados 500 ingressos com valor de R$ 30. O evento terá atrações musicais que apoiaram a causa e não cobraram pela apresentação. “O objetivo é conseguir arrecadar fundos para pagar parte das despesas da instituição e conseguir mais visibilidade para obter mais recursos. Assim, nós não teremos que contar apenas com voluntários, mas sim com uma equipe técnica fixa para melhor atendermos as vítimas”, salienta.

Serviço

Evento: Feijoada Beneficente do Cevam
Data e hora: Sábado (27/4),  a partir das 12h
Local: Cerrado Restaurante – Rua T-3,  n° 2456, no Setor Bueno, em Goiânia.
Mais informações: (62) 9 9674-7443 / (62) 9 9977-6755.

*Thaynara da Cunha é integrante do programa de estágio do convênio entre Ciee e Mais Goiás, sob orientação de Thaís Lobo