Em Goiânia, 8 mil aguardam para tentar benefício do Aluguel Social
O programa Aluguel Social, do governo de Goiás, fornece auxílio de R$ 350 por 18 meses para pagar aluguel para famílias em vulnerabilidade
Cerca de 8 mil famílias em Goiânia que se inscreveram para o benefício do Aluguel Social aguardam para serem chamadas e terem a documentação analisada. Até esta terça-feira, 4 de janeiro, 13 mil pessoas haviam se inscrito. Dessas, 5 mil foram chamadas e somente 3 mil tiveram a documentação aprovada, ganhando acesso ao programa.
O programa Pra Ter Onde Morar – Aluguel Social, do governo de Goiás, fornece auxílio de R$ 350 por 18 meses para pagar aluguel para famílias em situação de vulnerabilidade. As inscrições para o benefício são permanentes e tem como objetivo atender até 30 mil famílias goianas com recursos disponibilizados do Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás (Protege).
Segundo a Agência Goiana de Habitação (Agehab), das 13 mil pessoas de Goiânia se inscreveram até o momento, 5 mil que fizeram a inscrição primeiro foram chamadas para apresentar a documentação – uma vez que a convocação é feita por ordem cronológica. Desses 5 mil, 3 mil pessoas apresentaram a documentação correta e já foram chamadas para receber o benefício.
Porém, isso não significa desclassificação dos outros 8 mil inscritos, que ainda permanecem na fila. De acordo com a Agehab, essas pessoas serão chamadas para apresentar a documentação necessária conforme a confirmação de novas entregas do benefício. Vale lembrar, no entanto, que esse número permanece em constante atualização, uma vez que o sistema para inscrições no Aluguel Social está aberto permanentemente.
Aluguel Social: governo de Goiás abre inscrições para o entorno do DF
Até o momento, 3,5 mil pessoas foram beneficiadas com o Aluguel Social: 3 mil de Goiânia e 500 de Aparecida. Nesta terça-feira (4), o governo de Goiás confirmou a liberação de 2,5 mil vagas no benefício para os municípios de Novo Gama, Luziânia e Águas Lindas, no Entorno do DF.
De acordo com a Agehab, serão 1 mil vagas para Luziânia, 1 mil para Águas Lindas e 500 para Novo Gama. Importante ressaltar que, além de preencher os demais requisitos, é necessário que a pessoa resida em uma dessas três cidades.
Quem pode se inscrever
Para se inscrever, os interessados podem fazer a solicitação pela internet, no site www.agehab.go.gov.br, ou pessoalmente na sede da Agehab, na Rua 18-A, nº 541, Setor Aeroporto.
Entre os requisitos para pleitear a participação no programa estão o superendividamento, possuir inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) no município de Goiânia; ser pessoa e/ou família em vulnerabilidade socioeconômica; ter mais de 18 anos ou ser emancipado e morar em Goiânia por no mínimo três anos.
Alguns grupos são prioritários como idosos, pessoas com deficiência e vítimas de violência doméstica.