Saque

Em Goiás, mais de 55 mil trabalhadores podem perder abono salarial

Prazo para sacar o benefício termina sexta-feira (29). De acordo com o Ministério do Trabalho, cerca de R$ 40 milhões estão disponíveis para saque na Caixa e no Banco do Brasil em todo o estado

O prazo para sacar o Abono Salarial do PIS/Pasep ano base 2016 termina nesta sexta-feira (29). Segundo dados do Ministério do Trabalho, mais de 55 mil trabalhadores goianos ainda não retiraram o benefício. Em Goiás, ainda há R$ 40 milhões disponíveis para saque na Caixa Econômica Federal e no Banco do Brasil. Entretanto, os trabalhadores que não retirarem o benefício até o prazo, podem perder o dinheiro.

O Abono Salarial ano-base 2016 começou a ser pago em 27 de julho do ano passado. Desde então, foram pagos 60.070 trabalhadores no estado, o que representa 91,51% do total. Os valores sacados até 18 de junho deste ano somam R$ 46,1 milhões.

O valor que cada trabalhador tem para sacar depende de quanto tempo ele trabalhou formalmente em 2016 na iniciativa privada ou no serviço público. Quem trabalhou o ano todo recebe o valor cheio, que equivale a um salário mínimo, ou seja, RS 954. Quem trabalhou por apenas 30 dias recebe o valor mínimo, que é R$ 80.

Abono Salarial

O Abono Salarial do PIS/Pasep é um benefício pago anualmente a trabalhadores que se enquadram nos critérios da lei. Para ter direito a receber o dinheiro é necessário ter trabalhado formalmente por pelo menos um mês durante o ano-base (nesse caso 2016), com remuneração média de até dois salários mínimos. Além disso, o trabalhador precisa estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e ter tido seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

O recurso é proveniente do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), que é formado por depósitos feitos pelos empregadores do país. Além do Abono Salarial, o FAT custeia o Programa de Seguro-Desemprego e financia programas de desenvolvimento econômico. Por isso, os recursos do Abono que não são sacados pelos trabalhadores no calendário estabelecido todos os anos, retornam para o Fundo para serem usados nos demais programas.

Os trabalhadores que podem receber o benefício devem verificar, pela internet ou agência bancária, se tem ou não algum valor para sacar. Os trabalhadores da iniciativa privada devem procurar a Caixa Econômica Federal. A consulta pode ser pessoalmente, pela internet ou no telefone 0800-726 02 07. Para os servidores públicos, a referência é o banco do  Brasil, que também fornece informações pessoalmente, pela internet e pelo telefone 0800-729 00 01.