RECUPERAÇÃO

Em Goiás, onça-pintada ferida em incêndio recebe células-tronco

Uma onça-pintada que ficou ferida em incêndio no Pantanal começou tratamento com células-tronco no Instituto de Preservação…

Uma onça-pintada que ficou ferida em incêndio no Pantanal começou tratamento com células-tronco no Instituto de Preservação e Defesa dos Felídeos da Fauna Silvestre do Brasil em Processo de Extinção (Nex). A primeira aplicação foi realizada no sábado (29), em Corumbá de Goiás a 113,6 km de Goiânia.

Conforme Thiago Luczinski, veterinário do instituto, a quantidade de aplicações e o tempo necessários dependerão de como o animal responderá ao tratamento.

Ainda segundo Thiago, uma aplicação tem a dose fracionada em várias injeções, que são aplicadas nos pontos onde há lesões  e disse também que o estado de saúde do felino é bom. O objetivo é que a onça-pintada consiga se recuperar totalmente para retornar à natureza, mas ainda não se sabe se isso será possível.

A onça-pintada será anestesiada para uma nova troca de curativos nesta segunda-feira (31), onde será possível avaliar como está a cicatrização do animal.

Resgate

O animal foi resgatado no dia 17 de agosto em estado grave de desidratação, com queimaduras de terceiro grau em todas as patas e com suspeita de que tenha inalado fumaça do incêndio.

A onça-pintada foi resgatada de helicóptero durante uma operação integrada do Corpo de Bombeiros, Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Força Aérea Brasileira (FAB), ICMBio e moradores do local.

*Com informações do G1