Em janeiro, Aparecida realizou mais de 46 mil testes contra Covid-19
Houve um salto pela procura por testes entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022…
Houve um salto pela procura por testes entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022 de 328% em Aparecida de Goiânia. Já que naquele mês houve 10.847 testes na cidade, enquanto em janeiro houve 46.427 testes contra a Covid-19 do tipo RT-PCR na cidade, com pico de 3.191 no dia 16.
O percentual de pessoas com teste positivos para a Covid também saltou. Enquanto em dezembro 7,63% dos testados constaram a presença do coronovírus Sars-Cov-2, em janeiro subiu para 36,23%. Em números absolutos foram 828 em dezembro e 16.819 em janeiro.
Presença da variante ômicron
A presença da variante ômicron, que é mais contagiante, explica parte do aumento da busca por testes e também do número de casos em Aparecida de Goiânia.
“São números que demonstram a capacidade avassaladora de disseminação da variante ômicron, aliada ao descuido da população, principalmente, nas comemorações de fim de ano”, avalia a superintendente de Vigilância em Saúde Daniela Ribeiro.
Ao todo, a Secretaria Municipal de Saúde conta 460 mil testes realizados na cidade.
Como fazer o teste contra Covid-19 em Aparecida de Goiânia
Em Aparecida, os testes RT-PCR são realizados em dez postos espalhados pela cidade, sendo 7 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e três drive-thrus. Em todos os locais, o exame é realizado mediante agendamento pelo aplicativo Saúde Aparecida ou pelo 0800-646-1590, bem como por encaminhamento médico.
O exame padrão ouro está disponível, de segunda a sexta, nas UBS’s Garavelo Park, Independência Mansões, Expansul, Tiradentes, Buriti Sereno, Pontal Sul e Chácara São Pedro e nos drives do Centro de Especialidades, Hospital Garavelo e da Cidade Administrativa, das 8 às 16 horas. Nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) e hospitais da cidade, o teste é feito somente em pacientes internados.
O acesso à plataforma pode ser feito pelo site da Prefeitura de Aparecida. A orientação da secretaria é a seguinte: Quem está há mais de 3 dias com sintomas gripais leves que se pareçam com os de covid-19 deve realizar a testagem. Mas, se estiver com sintomas mais graves, como febre alta e falta de ar, deve-se ir até uma unidade de saúde.
Os resultados dos RT-PCR’s ficam prontos em até 48h e as pessoas testadas recebem um protocolo para verificar o laudo do exame no site do laboratório. A partir daí, quem testa positivo para a Covid-19 é orientado e monitorado pela equipe da Telemedicina da secretaria.