Em um ano, Procon recebe mais de 420 denúncias de empréstimos ilegais a idosos
O Procon de Goiânia recebeu mais de 420 denúncias de empréstimos feitos de forma ilegal…
O Procon de Goiânia recebeu mais de 420 denúncias de empréstimos feitos de forma ilegal a idosos da capital. Segundo informou o órgão, pelo menos 32 instituições financeiras foram denunciadas, e estão na mira de fiscais. Todas as instituições serão denunciadas ao Ministério Público Estadual e à Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Consumidor (Decom), para que possam responder criminalmente.
As denúncias se baseavam na fragilidade dos idosos ao atenderem telefones, com oferecimentos de serviços inexistentes. “As instituições fazem contato com esses idosos, que já são fragilizados e oferecem milagres financeiros: Digamos que esses idosos tinham um empréstimo com desconto em fola. Essas instituições, então, oferecem o valor para quitar a dívida com a outra instituição, e dizem que o idoso ainda ficaria com o troco restante, mas o que eles fazem é comprometer ainda mais que os 30% permitidos da renda (aposentadoria ou benefício)”, explica José Alício, superintendente do Procon Goiânia.
A apresentação dos resultados acontece nessa terça-feira, 16, durante entrevista coletiva que será concedida por Alício à imprensa. O superintendente informou que esse é um dos assuntos mais abordados em reclamações feitas por idosos ao órgão.
Dicas do Procon Goiânia
– Para empréstimo realizado via telefone ou na residência do idoso, o consumidor possui o direito de arrependimento, no prazo de 7 dias, e consequente cancelamento sem qualquer custo, conforme previsto no artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor;
– Antes de assinar o contrato, ler com atenção todas as cláusulas, que devem conter informações claras sobre qual o valor total a ser pago, os juros cobrados e outras condições do financiamento;– Não assine procuração para pessoas desconhecidas;
– Tentar ir, principalmente a bancos e lotéricas, sempre acompanhado de alguém de confiança.
Para formalizar reclamações, o Procon Goiânia atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na Avenida Tocantins, número 191, no Centro. Denúncias podem ser realizadas também no seguinte telefone: 3524-2942.