Extensão Rural

Emater instala unidade em Edealina

Com o objetivo de levar assistência técnica qualificada aos produtores rurais do município de Edealina,…

Com o objetivo de levar assistência técnica qualificada aos produtores rurais do município de Edealina, a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) em conjunto com a prefeitura municipal, firmaram uma parceria para a instalação da Unidade Local no município. O objetivo é atender as demandas locais dos agricultores familiares e proporcionar o fomento do setor no município. A previsão para a abertura oficial da unidade é para o dia 19 de agosto.

Segundo o responsável pela Unidade Regional Sul, Hernani Lopes Sobrinho, a parceria com a prefeitura permitiu que novos profissionais fossem contratados e, dessa forma, viabilizasse a prestação da assistência técnica qualificada aos produtores rurais da região. “Na prática, a parceria se concretiza por meio do contrato do técnico pela prefeitura e pelo repasse de informações aos produtores por parte da Emater”, explicou.

A Unidade Local realizará um planejamento na área de assistência técnica rural, além de desenvolver um estudo socioeconômico para o município. Segundo Hernani, o objetivo é que o projeto seja elaborado de acordo com as potencialidades do município.

Benefícios

Ainda de acordo com o responsável pela Unidade Regional Sul, Hernani Lopes Sobrinho, a instalação da Emater no município de Edealina gera vantagens ao produtor rural. “O produtor terá acesso a linha de crédito com mais facilidade por meio das orientações do nosso técnico no município, além de uma emissão mais rápida da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP)”, explicou.

Outra facilidade ao produtor rural é que ele passa a contar com assistência no próprio município. “Antes da instalação da Unidade, os produtores de Edealina recorriam aos municípios vizinhos como Edéia e Pontalina. Com os serviços oferecidos pela Emater, os projetos e também recursos solicitados pelos agricultores familiares serão emitidos e viabilizados no próprio município”, destacou Hernani.