Emissora afiliada da TV Cultura, em Goiás, substitui programação infantil por jornal policial
A estreia do novo noticiário da TV Brasil Central (TBC), afiliada da TV Cultura em…
A estreia do novo noticiário da TV Brasil Central (TBC), afiliada da TV Cultura em Goiás, tem gerado polêmicas. Desde esta segunda-feira (14), a emissora goiana substituiu a programação infantil do canal por um jornal policial, o Goiás Contra o Crime. O telejornal é transmitido no fim da tarde, no mesmo horário em que antes era exibido o desenho Clube das Winx e a série nacional Valentins.
Parte do público estranhou a mudança da programação e, juntamente com algumas entidades não-governamentais, se posicionou contra o novo modelo jornalístico, afirmando que o apelo pela audiência não está em consonância com uma TV pública, mantida pelo governo estadual. A Associação Brasileira de Comunicação Pública publicou uma nota em seu site oficial afirmando que o novo telejornal possui “indícios de espetacularização e sensacionalismo, fórmula conhecida e fartamente utilizada por canais comerciais para alavancar a audiência em detrimento de direitos básicos”.
Nas redes sociais, alguns telespectadores reprovaram a mudança sofrida pela grade de programação e consideraram um absurdo usar verba pública para “mostrar defunto”. Os internautas também compararam o novo telejornal com o Cidade Alerta Goiás, da emissora Record TV Goiás.
Durante a primeira edição do Goiás Contra o Crime, o secretário de segurança pública do Estado esteve presente comentando sobre os flagrantes realizados pela polícia no final de semana.
O Mais Goiás tentou contato através de ligação e e-mail com a Agência Brasil Central (ABC) e TV Brasil Central, na manhã desta quarta-feira (16), e aguarda retorno com posicionamento e justificativa acerca das mudanças realizadas na grade de programação do canal.
*Thaynara da Cunha é integrante do programa de estágio do convênio entre Ciee e Mais Goiás, sob orientação de Hugo Oliveira
*Com informações do Portal Notícias da TV