POLÊMICA

“Empoderamento da burrice”, diz autor de charge que gerou demissão em colégio de Goiânia

O cartunista André Dahmer é o autor de uma charge, sobre violência policial, que foi…

O cartunista André Dahmer é o autor de uma charge, sobre violência policial, que foi utilizada pelo professor de Sociologia Osvaldo Machado em uma apostila de exercícios para alunos do Colégio Visão, em Goiânia, e que gerou confusão. Osvaldo foi acusado de usar a charge para “doutinar” estudantes (“ensiná-los a odiar a polícia) e foi demitido pela escola. Em entrevista ao site Diário de Goiás, Dahmer classificou o episódio como “empoderamento da burrice”.

“Isso é resultado desse obscurantismo, desse fanatismo religioso, desse orgulho da ignorância”, diz o chargista. “Como chegamos a esse lugar, só vamos entender mais tarde. Talvez os professores de História e Sociologia possam explicar, no futuro, o que aconteceu com o Brasil. Porque esse orgulho da ignorância, de falar que não gosta de ler, é uma coisa nova. É o empoderamento da burrice”.

Prova de Sociologia do Colégio Visão (Foto: Reprodução)

Dahmer afirma que soube da história porque alunos o procuraram nas redes sociais e pediram para ele se manifestar. Houve, na sua opinião, “uma grande injustiça”. “Gostaria que a escola reconsiderasse, mas isso vai ser resolvido entre eles, se tiver que ter algum reparo na Justiça da injustiça que ele sofreu. É uma situação muito difícil. A gente fica pensando o que leva o país a chegar aonde chegou.

O cartunista afirma que essa é a primeira vez que a utilização de uma charge sua desencadeia censuras em uma escola ou críticas ao seu trabalho. “Jamais. Inclusive, minhas tiras caem em concursos públicos. Já foi tema da redação do Enem [Exame Nacional do Ensino Médio]. É muito comum que me mandem fotografia de provas em concurso, até concurso da polícia militar já teve tira minha. É muito triste um colégio, que se diz preparatório para que alunos ingressem em universidades, seja incapaz de perceber que não tem nada de ideológico no material”.