IMPACTO DOS COMBUSTÍVEIS

Empresa de transporte público de Catalão (GO) anuncia suspensão das atividades

Empresa alegou dificuldades devido a pandemia e também ao aumento do diesel

Empresa de transporte público de Catalão anuncia suspensão das atividades (Foto: Maria Isabella Matias)

Por Maria Isabella Matias

Na última sexta-feira (11) a empresa responsável pelo transporte público em Catalão, Transporte Coletivo Duarte Ltda (Transduarte), informou por ofício a suspensão das atividades a partir da próxima segunda (14). O documento foi enviado a Secretaria Municipal de Administração, relatando que a companhia já enfrentava dificuldades devido a pandemia da Covid-19, mas com o recente aumento do diesel em 24% se tornou insustentável a continuidade do transporte público na cidade.

No início do ano, a empresa já havia demonstrado dificuldades e passou por reformulações. À época, ela realizou mudança nos horários do ônibus na tentativa de driblar a situação, o que, segundo a empresa, não foi suficiente, já que nos últimos 90 dias operava com prejuízo.

Na tentativa de evitar tal suspensão, o Ministério Público (MP-GO) enviou ofício em que pedia informações e providências ao município em caráter de urgência. Diante da demanda, o documento do MP-GO foi encaminhado ao e-mail do secretário de Administração, Nelson Martins Fayad, e também para o da Procuradoria do município.

A Secretaria de Comunicação informou que, na sexta, até às 17h, o jurídico ainda não havia recebido tal documento enviado pelo MP-GO, mas a Procuradoria já estava ciente do caso. Ela informou que, após ler a notificação da suspensão dos serviços enviada pela Transduarte, irá examinar minuciosamente todas as cláusulas do contrato de concessão do serviço para que as devidas providências sejam tomadas.

A equipe do Mais Goiás entrou em contato com os responsáveis pela empresa de transporte coletivo para possíveis esclarecimentos, mas não obteve retorno.