Alerta ao consumidor

Empresas de telefonia lideram o ranking de reclamações no Procon Goiás

A empresa de telefonia Oi está no topo da lista, com um total de 372 reclamações junto ao órgão seguida pela Vivo, Tim e Claro

Nesta quinta-feira (1º) o Procon Goiás divulgou o ranking das 50 empresas que foram motivos de maior número de reclamações e de processos administrativos no estado durante o mês de julho. A empresa de telefonia Oi está no topo da lista, com 372 reclamações junto ao órgão, seguida pela Vivo (340), Tim (313) e Claro(237), respectivamente.

Existe uma outra lista, apenas com as empresas que sofreram processos administrativos. Essa é a última medida tomada pelo órgão após tentativas de acordo. A liderança nesse ranking é da Companhia aérea Avianca, com 38 procedimentos. A Caixa Econômica Federal vem em segundo lugar, com 29. Em terceiro está o Banco do Brasil, com 19 processos.

De acordo com o Procon, o objetivo da divulgação das listas é que os consumidores tomem conhecimento e, assim, avaliem os riscos ao contratar os serviços ou adquirir produtos de determinada empresa. “A partir dos dados é possível levar ao conhecimento de todos quantos atendimentos, quantas reclamações (processos) e qual a representatividade disto na estatística do órgão”, informa.

Por outro lado, segundo o Procon, os estabelecimentos e companhias citados podem detectar os principais problemas e, desta forma, reavaliarem seus serviços e produtos.

Como funciona

A lista divulgada é composta por duas tabelas: a de “Ranking Geral”, onde estão todos os atendimentos prestados. Sejam preliminares, simples-consultas, cartas de informações preliminares (CIP’s), solicitações de cálculos, fiscalizações e outros. A Segunda é o “Ranking de Processos Instaurados”, em que estão as empresas que esgotaram todas as tratativas pré-processuais que já tramitaram no órgão.

Veja as listas completas nos links: