Empresas incentivam o uso de transportes alternativos em Goiânia
Setor privado tem apresentado opões que colaboram com o poder público incentivando transportes mais sustentáveis
Em Goiânia, apenas 4% da população usa bicicleta como meio de locomoção, segundo levantamento da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC). Para ajudar a cidade a seguir o conceito de sustentabilidade, diversas empresas tem incentivado o uso de transportes alternativos em Goiânia.
Os empreendimentos que oferecem bicicletários buscam incentivar o hábito tanto nos que trabalham, quanto naqueles que frequentam o local para negócios ou utilização de serviços. Essa é a proposta do Connect Park Business, edifício comercial da Opus Inteligência Construtiva, localizado na esquina da rua T-12 com a T-37, em um ponto estratégico do setor Bueno, que dispõe de cerca de 20 vagas para bicicleta, para uso interno e dos visitantes do edifício.
Já outro projeto residencial da incorporadora, o Opus Urbano, oferece aos moradores um espaço exclusivo para lavagem e a realização de pequenos reparos de bikes. Localizado próximo à Alameda Ricardo Paranhos e ao Parque Areião, o empreendimento tem a proposta de conectar o morador à uma vida mais saudável proporcionando elementos que facilitem a vida neste sentido, como o Bike Wash. “Em todos os nossos empreendimentos pensamos em oferecer exclusividade aliada a projetos inteligentes que atendam a anseios modernos, como mais qualidade de vida, mais opções de conectividade com a cidade e a natureza e soluções sustentáveis”, explica o gerente de marketing Opus, Guilherme Eduardo Martins.
Novos equipamentos
A EBM também adotou há cerca de um ano dois monociclos elétricos com a finalidade de facilitar o deslocamento de funcionários da empresa, que tem escritórios na Alameda Ricardo Paranhos e na Avenida 136, no Setor Marista. O diretor comercial da EBM, Rodrigo Meirelles, usa frequentemente o novo meio de transporte, que teve baixo investimento para a empresa e alto retorno financeiro, visto que os combustíveis estão cada vez mais caros, estacionar na região é difícil e os estacionamentos particulares custam em torno de R$ 8 a primeira hora. “Como temos de nos deslocar muito entre um escritório e outro, a empresa acabava gastando muito com estacionamento e com combustível e os monociclos se mostraram uma ótima solução, além de serem ambientalmente corretos e contribuírem para aliviar o trânsito pesado de Goiânia”, afirma.
Recarregável na tomada e com até duas 2 horas de autonomia, o monociclo é ágil e fácil de carregar, podendo alcançar até 20 km por hora e pesa apenas 13 quilos, podendo ser carregado em uma mochila.