SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

Enchentes impedem abastecimento de Trombas – prefeito pede ajuda

As chuvas intensas que caem sobre grande parte do país deixaram o município de Trombas,…

As chuvas intensas que caem sobre grande parte do país deixaram o município de Trombas, no Norte goiano, ilhado. Segundo o Prefeito da Cidade, Delvair Ramos, o abastecimento da cidade está comprometido. Isso porque as precipitações dos últimos dias interditaram as duas principais saídas da cidade e inundaram várias casas. Apesar da situação de emergência não houve vítimas fatais.

O isolamento ocorre devido à interdição da ponte na GO-241, entre Formoso e Santa Tereza de Goiás, além do fechamento da estrada que liga Trombas a Porangatu, pelo povoado do Estreito, em razão das fortes chuvas na região que transbordou os rios e inundou a região. Com isso, o município fica privado da chegada de itens de saúde, alimentos, combustíveis e insumos.

Uma das alternativas para saída e entrada no município é pela zona rural de Santa Tereza, pela BR-153, ou pelo Sul do Estado do Tocantins. Alguns moradores buscam usar canoas para atravessar os rios que transbordaram.

Prefeito de Trombas solicita ajuda para enfrentar chuvas e enchentes

O prefeito de Trombas, Delvair Ramos, o Prego (PL), diz que deve realizar uma reunião com prefeitos do Norte goiano para a avaliar a situação. Além disso, solicita ajuda do governo estadual para diminuir os prejuízos.

Prego afirma que ainda não há cálculo exato de quantas residências ficaram submersas com as águas. “São muitas casas. O município todo está ilhado. Felizmente não houve vítimas fatais”, diz.

Vídeo mostra o prefeito em dos locais afetados para ajudar os moradores.

“É um pedido de socorro ao governo do Estado e aos órgãos que possam nos ajudar na ponte e nas estradas”, diz.” Nada entra no município: ambulância, víveres para o comércio, combustível, todo tráfego de insumo não entra. Se acabar o abastecimento atual, não teremos condições de receber mais nada, já que caminhão não chega até aqui”, aponta.

Chuvas fortes devem continuar no Norte goiano

Segundo dados do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), o corredor de umidade que atua nos Estados do Tocantins, Bahia e norte de Minas Gerais influencia na formação de áreas de instabilidade no norte goiano. Com isso, as chuvas volumosas ainda persistem na região.

A previsão é de 40 milímetros (mm) de chuva nesta segunda-feira (27) e 20 mm na terça-feira (28) no Norte goiano.

Procurada, a Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) informa que a ponte que fica no Km 344 da GO-241, entre Formoso e Santa Tereza, sofreu a interdição em razão do rompimento do encabeçamento da ponte após as fortes chuvas na região. A orientação é de que os motoristas utilizem a GO-244, entre Porangatu e Trombas, como rota alternativa à GO-241.