AVALIAÇÃO

Enem 2021: 3 milhões de candidatos farão a prova na versão impressa

3.109.762 fizeram a inscrição para avaliação - dos quais pouco mais de 68 mil farão o Enem 2021 no modalidade digital

Cerca de 3 milhões de pessoas se inscreveram para fazer a prova do Enem 2021 na versão impressa. É o que aponta o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que mostrou que 3.109.762 fizeram a inscrição para avaliação – dos quais pouco mais de 68 mil farão a prova no modalidade digital.

Este é o segundo ano de aplicação da modalidade digital do exame. Nesta edição, as duas versões serão nas mesmas datas – 21 e 28 de novembro – e os itens das provas e o tema da redação, iguais. A primeira aplicação da versão digital do Enem ocorreu em 2020, quando tanto as provas quanto as datas de realização foram diferentes das do Enem impresso.

O índice de abstenção também foi alto no ano passado. Influenciados principalmente pelo contexto de pandemia do novo coronavírus, cerca de 70% dos candidatos que fizeram a inscrição não compareceram no dia da prova.

Enem 2021: entenda como funciona a versão digital da prova

Aquele que se inscreveu para fazer o Enem na versão digital precisa ficar atento a alguns detalhes. Assim como na avaliação impressa, o candidato tem que ir até o local de prova, onde computadores estarão disponíveis para fazer o exame.

Vale destacar que os computadores terão acesso à prova e o candidato também precisa levar caneta preta fabricada em material transparente, uma vez que a redação, é feita em papel no primeiro dia da prova. Já no segundo, os estudantes receberão folhas de rascunho para fazer, à mão, caso desejem, os cálculos das provas de matemática e ciências da natureza.

Na versão digital da prova, as marcação das questões é feita em tela, não sendo necessário preencher o cartão de respostas ao final da prova. Também é possível navegar entre as questões e marcar aquelas que ainda não estão preenchidas e fazer anotações em tela.

Para aqueles que ainda tiverem dúvidas, o Inep disponibilizou um tutorial no Youtube.