exame

Enem 2023: Veja o que levar e os locais de prova em Goiás

É obrigatória a apresentação da via original de documento de identificação oficial com foto

Os candidatos podem solicitar a reaplicação do Enem na página do participante (Agência Brasil)

Quase 150 mil pessoas devem fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Goiás neste domingo (5) e no próximo dia 12. Ao todo, 149.122 mil pessoas estão inscritas para fazer o Exame no estado em 2023. As provas abrangem 57 municípios, com 384 locais de prova e 5.347 salas. As notas valem para o ingresso em diversas universidades públicas, via Sistema de Seleção Unificada (SiSU), ou recebimentos de bolsas de estudos integrais ou parciais para instituições privadas, por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni).

Dos candidatos, 89.562 são mulheres e 59.560 são homens. A maioria deles, 68,2 mil, se declara como pardos. Brancos totalizam 55,9 mil e pretos, 17,4 mil.

A faixa etária com o maior número de candidatos em Goiás é de 17 anos, seguida pelos que têm 18 e 16 anos. Os que têm menos de 16 anos somam 9,6 mil pessoas e 188 candidatos têm mais de 60 anos.

Locais de prova do Enem

O local de prova de todos os participantes está informado no Cartão de Confirmação da Inscrição, disponibilizado no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na página do participante. Apesar de não ser obrigatório, o Inep recomenda levar o cartão nos dias de exame.

Horários

Neste primeiro domingo, os portões de todos os locais de prova são abertos ao meio-dia, no horário de Brasília, e fechados às 13h. Daí em diante, não é mais permitida a entrada de nenhum candidato. O exame se inicia então às 13h30 e é encerrado às 19h. No dia 12, a aplicação se estende até as 18h30. 

Quais documentos devo apresentar no Enem?

Para acessar a sala de aplicação, é obrigatória a apresentação da via original de documento de identificação oficial com foto. Segundo o Inep, também serão aceitos documentos digitais como e-Título, CNH digital e RG digital, apresentados nos aplicativos oficiais, não sendo aceitas capturas de tela.

O candidato impossibilitado de apresentar a via original do documento de identificação com foto nos dias do exame por conta de extravio, perda, furto ou roubo poderá realizar as provas, desde que apresente boletim de ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias do primeiro dia.

O que levar para o Enem

Documento original com foto

São aceitos os seguintes documentos:

  • Cédulas de identidades, expedidas por secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal;
  • Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados;
  • Carteira de Registro Nacional Migratório;
  • Documento Provisório de Registro Nacional Migratório;
  • Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade;
  • Passaporte;
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Canetas

É obrigatório o uso de caneta esferográfica de tinta preta, com tubo transparente. Canetas com tinta de outras cores podem comprometer a leitura óptica do gabarito da prova, usado para checar quais e quantas perguntas o participante acertou e, portanto, determinar sua nota no exame.

Lanches

O participante pode levar alimentos para consumir durante a prova. É permitido levar garrafas de água, desde que sejam transparentes e sem rótulo. Tudo será inspecionado pelos fiscais de prova.

Máscaras e álcool em gel

A obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial contra a Covid-19, e outras doenças respiratórias, está submetido às determinações de cada estado e município. O uso é obrigatório, a menos que as legislações locais liberem. Os participantes podem levar consigo álcool em gel.

O que não pode levar?

Ao entrar na sala, o participante recebe um envelope porta-objetos fornecido pelo aplicador do exame onde devem ser colocados todos os itens que ele não pode usar durante a prova. São eles:

  • Óculos escuros e artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares;
  • Caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos;
  • Livros, manuais, impressos, anotações;
  • Protetor auricular;
  • Relógio de qualquer tipo;
  • Quaisquer dispositivos eletrônicos, como telefones celulares, smartphones, tablets, wearable tech, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas e/ou similares, ipods, gravadores, pen drive, mp3 e/ou similar;
  • Alarmes, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico;
  • Fones de ouvido e/ou qualquer transmissor, gravador e/ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens;
  • Quaisquer outros materiais estranhos à realização da prova.

O envelope deve ser colocado embaixo da carteira da pessoa que faz a prova, com os aparelhos eletrônicos desligados.