Educação

Enem: a ordem é revisar conteúdo e relaxar

Especialistas afirmam que tentar aprender novas matérias há poucos dias da prova pode aumentar a ansiedade, o que diminui o desempenho

Nos dias que antecedem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), escolas de Goiânia estão investindo em atividades que ajudem os estudantes a revisar o conteúdo e também a relaxar. “Não é hora de criar um ritmo novo ou estender o horário de estudo. É preciso tomar cuidado com a alimentação e fazer exercício físico moderado, para aliviar a tensão”, aconselha o coordenador pedagógico do Colégio Visão, Rodney do Vale.

A escola realizou uma programação especial nesta semana. Como no próximo domingo (5), os alunos farão as provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação, os alunos do 3º ano e Curso tiveram apenas aulas relacionadas a estes conteúdos ao longo dessa semana. Na próxima, as aulas serão apenas de matérias relacionadas a Ciências da Natureza e Matemática.

Hoje, os estudantes participaram de um aulão especial, que misturou dicas para a prova e música. Na próxima sexta (10), uma atividade semelhante acontece novamente, mas com foco no conteúdo da prova do outro domingo (12).

Os alunos da escola ainda aprenderam exercícios de relaxamento com uma professora de yoga. “O Enem tem muito peso para estes alunos. Eles se prepararam ao longo do ano e agora precisam ficar calmos para ter concentração na hora da prova”, explica.

João Roberto de Sousa Ferreira, de 18 anos, é aluno do Curso, participou do aulão neste ano pela primeira vez e aprovou a mudança na rotina. “Cobram de nós alto rendimento ao longo de todo o ano. Chega neste ponto e todos estamos muito cansados. Ter este momento de descontração antes da prova e ainda aproveitar para escutar algumas dicas foi muito importante”, afirma o aluno. João Roberto vai usar a nota do Enem para pleitear uma vaga no curso de Psicologia em universidades públicas, principalmente de São Paulo.

Mudança de rotina

A gerente geral do Colégio Teo, Fernanda Maria, conta que desde o início de outubro os estudantes estão participando do projeto Soul Teo. “Os alunos fizeram caminhadas em parques, aprenderam técnicas de relaxamento e também investimos em momentos de lazer nos intervalos, com música e dança”, conta Fernanda.

Fernanda afirma que depois de um ano de muito estudo, quando chega perto do dia da prova, os estudantes costumam sentir muita vontade de conversar sobre o exame. “Temos acompanhamento psicológico, para que os alunos possam falar sobre o que estão sentindo e pensando. Tentamos suprir o aluno de todas as formas possíveis, com conteúdo de qualidade e também com inteligência emocional”, explica Fernanda.

Alunos se divertem com jogos nos intervalos das aulas (Foto: Colégio Teo)

Aluna do colégio há dois anos, Caroline Lacerda, de 20 anos, acredita que ter tranquilidade antes da prova é fundamental para conseguir um bom resultado. “A proposta é importantíssima. Vai fazer a diferença no nosso desempenho”, afirma a estudante, que busca uma vaga no curso de Medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Ensino Público

Na última terça-feira (31), mais de Mais de 1.500 alunos do 3º ano do Ensino Médio de 13 escolas da rede estadual de educação se juntaram para participar do penúltimo dia de aulão da Caravana do Aprender + Enem Express, que aconteceu na quadra do Colégio Militar Polivalente Modelo Vasco dos Reis. Assim como nas outras escolas, o objetivo é ministrar conteúdo de forma leve, para deixar os alunos calmos nos dias que antecedem o Enem.

Superintendente executivo da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), Marcos das Neves explica que há poucos dias da prova o estudante deve se preocupar em se alimentar e dormir bem. “É hora de pensar no dia da prova. Levar água e alimentos leves. Se o aluno não aprendeu determinado conteúdo até hoje, não era de correr atrás do prejuízo. Isso trará apenas mais ansiedade”, explica o especialista.