É mentira!

Engenheiro desmente áudio divulgado nas redes sociais sobre problemas da Marginal Botafogo

Via enfrenta problemas, mas não são relativos à buracos embaixo da pista como o áudio sugere

Um áudio divulgado por meio das redes sociais tomou grandes proporções, pois um especialista haveria alertado para os riscos de trafegar pela Marginal Botafogo, em Goiânia, alegando haver buracos abaixo da rodovia. Contudo, o professor da Escola de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Federal de Goiás (UFG), Maurício Sales, desmente a mensagem e acredita que esse suposto alerta seria uma lenda antiga da cidade.

No áudio, um motorista afirma ter transportado um engenheiro que estava vistoriando a situação da Marginal e alertou para riscos de desabamento e acidentes no local. O suposto especialista orienta que o tráfego seja suspenso na via pois toda sua extensão está comprometida por buracos abaixo do asfalto sendo necessário inclusive interditar o local.

Maurício conta que essa é uma lenda que ronda a Marginal Botafogo e que eventualmente vem à tona. O professor explicou que a via foi construída em várias áreas diferentes e em períodos distintos. O local onde aconteceram os últimos desabamentos, em dezembro do ano passado, foi construído há trinta anos.

Para Maurício, há dois problemas principais em relação à Marginal Botafogo. “Na minha opinião falta de manutenção, aquelas paredes foram calculadas para que a água que está do lado de fora possa entrar no canal, com o passar do tempo essa água exerce uma pressão que pode causar uma ruptura. O segundo problema que tem, é que debaixo da Avenida Independência há um bueiro muito antigo, antes de existir a Marginal. Esse bueiro está pequeno para o tanto de água que tem hoje. Quando a quantidade de chuva é muito grande esse bueiro transborda e derrama nas pistas com uma certa força, o que causaria esses problemas de desmoronamento”, esclarece.

O problema dos buracos abaixo do asfalto, segundo Maurício, não é real. É possível que haja desmoronamentos, como o que houve no último dia 16, devido a rachaduras causadas por uma adutora. De acordo com o docente, esses problemas são pontuais e não acontecem em toda a extensão da via, como o motorista afirmou no áudio.

Além disso, Maurício lembra que o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO) já fez um estudo técnico da Marginal Botafogo, no qual os problemas apontados não correspondiam ao que o suposto especialista alertou no áudio. O professor acredita que áudios como esse tem o objetivo de causar pânico na população.

Há sim problemas estruturais na Marginal Botafogo, mas são de outra natureza. Em 2016, o Crea divulgou uma nota informando que um relatório técnico foi feito orientando para as questões e apontando providências. Segundo o conselho, “foram solicitadas à Prefeitura da capital intervenções de curto, médio e longo prazos na via, seguindo o projeto de recuperação do canal, que se encontra na Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra)“.

Para o Mais Goiás, a Seinfra reforçou que o áudio não procede e que a Marginal Botafogo é monitorada constantemente, de modo que se houvesse problemas sérios, as providências seriam tomadas. Conforme a secretaria, para que as obras de intervenção sejam realizadas, é preciso que uma verba do Governo Federal de R$ 35 milhões seja liberada.

*Amanda Sales é integrante do programa de estágio do convênio entre Ciee e Mais Goiás, sob orientação de Thaís Lobo