Saúde

Entidades definem ações de combate à dengue em Goiás

Quatro entidades goianas se reuniram, esta semana, para definir ações de combate à dengue em…

Quatro entidades goianas se reuniram, esta semana, para definir ações de combate à dengue em Goiás: Ministério Público de Goiás (MP-GO), Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa) do Estado de Goiás, União dos Vereadores de Goiás (Uvego) e Defesa Civil

Foram observadas, pelo órgão, a falta de legislações municipais e a deficiência das Vigilâncias Sanitárias Municipais e divergências quanto às atribuições e ações dos agentes comunitários de saúde (ACS) e dos agentes comunitários de endemia (ACE).

A Suvisa vai verificar a existência de material de campanha e viabilizar cursos em Educação a Distância (EaD) para os agentes, além de encaminhar ao MP-GO materiais específicos sobre ações de combate. A Defesa Civil será responsável pelo apoio técnico aos municípios e deve apresentar resposta com maiores detalhes.

No próximo dia 26, na Câmara dos Vereadores de Goiânia, a Uvego intermediará as deliberações do grupo de trabalho com os vereadores. O CAO Saúde vai convocar nova reunião para apresentar as deliberações e materiais do grupo.

Goiás foi apontado como um dos quatro Estados que mais apresentaram casos de óbitos relacionados à doença e o segundo em números de óbitos em investigação, segundo Ministério da Saúde (MS). Apenas este ano, foram registrados 25.509 casos da doença no estado, segundo a Secretaria de Saúde de Goiás (SES-GO).