COVID-19

Entidades querem mudar critérios de distribuição de vacinas para municípios goianos

Entidades querem mudar os critérios de distribuição de vacinas contra a Covid-19 para municípios goianos. Assunto…

Entidades querem mudar os critérios de distribuição de vacinas contra a Covid-19 para municípios goianos. Assunto foi tratado em reunião entre Federação Goiana de Municípios (FGM), Ministério Público de Goiás (MP-GO), Secretaria de Estado da Saúde e Associação Goiana dos Municípios (AGM). Os municipalistas alegam que há defasagem entre os registros populacionais e a realidade em algumas cidades goianas.

Segundo argumentam as entidades, os dados do Censo Demográfico, que não é realizado há mais de 10 anos, estão em disparidade com o número de moradores de municípios como Campos Verdes, Itapirapuã, Matrinchã, Guarinos, Goianira, entre outros. “A última remessa que recebi, desde 9 de março, quando apresentei solicitação para esta revisão, foi de cinco doses. As filas diárias passam de 200”, alertou o prefeito de Campos Verdes, que é presidente da FGM.

A Superintendente de Vigilânica em Saúde de Goiás, Flúvia Amorim demonstrou compadecer com a situação, no entanto fez observações sobre a validade dos dados para uma redistribuição das doses. “Precisamos de dados que possam ser aferidos em todas os municípios goianos e, a partir deles, providenciar uma solução junto à CIB [Comissão Intergestores Bipartite]”.

Flúvia argumentou que este problema não é local e falta do Censo prejudica a vacinação como um todo.

O Mais Goiás já mostrou que uma das ideias era utilizar o cadastro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que é mais atualizado, já que teve cadastramento biométrico nos últimos anos.