TUDO PRONTO

Entrada de alunos para o Enem em Goiás começa às 11h30 deste domingo

Em Goiás, estão inscritos cerca de 210 mil candidatos. A maioria é formada por mulheres

Fiocruz é favorável à reabertura presencial, com medidas de cuidados - (Foto: Governo de Goiás)

Os portões das escolas que vão receber os candidatos inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) abrem às 11h30. O estudante deve levar documento de identificação com foto (vias e cópias não serão aceitas) e caneta preta de tubo transparente. Se estiver com covid-19, o candidato pode pedir para fazer a prova em outra data. 

Cerca de 210 mil estudantes goianos estão matriculados para o Enem deste ano, dos quais 124,9 mil são mulheres e 84,3 mil são homens. A maioria tem entre 17 e 20 anos (111 mil candidatos). Aqueles com idade entre 21 e 30 anos representam 63 candidatos em Goiás. Com 60 anos ou mais, há 342 pessoas. 

A prova será dividida em duas etapas. A primeira acontece hoje. Haverá questões de linguagem, ciências humanas e redação. Os portões fecham 13h e o exame começa às 13h30. Os estudantes terão 5h30 para terminá-lo. A segunda etapa acontece no domingo que vem, com questões de ciências da natureza e matemática. São 578 locais de prova em Goiás. 

Coronavírus

Candidatos e aplicadores são obrigados a usar máscaras de proteção contra o coronavírus. Não se exige um modelo específico de máscara. Haverá álcool em gel nas escolas e nas salas de prova. A identificação dos candidatos vai acontecer fora das salas, de modo a evitar aglomeração. 

O Inep (organizador do Enem) diz que contratou 200 mil salas, ou seja: 60 mil a mais do que na edição de 2019, para que a aglomeração de alunos seja menor. Há a garantia de que cada sala só comportará 50% da sua capacidade. Idosos, gestantes e lactantes ficarão em salas com 25% de lotação.  

Telefones celulares e quaisquer equipamentos eletrônicos devem ser desligados e guardados em um envelope lacrado, que permanecerá debaixo da carteira. Lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borracha, régua, corretivo, livros, manuais e anotações são proibidos.

Óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras ou gorros não são permitidos.