Entrada de mascarados causa tumulto na entrada das Cavalhadas de Pirenópolis
Tumulto teria ocorrido entre mascarados e outros participantes que queriam entrar em campo com faixas políticas
A entrada de um grupo de mascarados nas Cavalhadas de Pirenópolis, no último domingo (5), tornou-se alvo de embate na internet. Na ocasião, homens montados a cavalo teriam tentado acessar o cavalhódromo da cidade com faixas políticas, mas o grupo teria sido barrado por outros mascarados, cavaleiros e por policiais militares.
A situação foi divulgada pelas redes sociais, com relatos não comprovados de brigas e agressões entre participantes e até suposto uso de spray de pimenta por parte de militares. Os vídeos até aqui compartilhados mostram apenas a movimentação de participantes a cavalo diante do portão do evento.
Em gravações compartilhadas em aplicativos de trocas de mensagens e redes sociais, participantes alegam que o grupo barrado tentava promover ato político com faixas alusivas ao ex-governador Marconi Perillo (PSDB). Um cinegrafista amador afirma ter sido atingido por spray de pimenta ao tentar facilitar a entrada dos barrados no cavalhódromo.
Politização
Em razão das mencionadas faixas e às vésperas das eleições, o assunto rapidamente ganhou contornos políticos. Mascarados pró-Marconi se anteciparam em dizer que foram barrados por representantes do governador Ronaldo Caiado, que estava na abertura do evento.
Por outro lado, uma das autoridades presentes no local e horário do embate, o titular da Secretaria da Retomada, César Moura, disse só soube da situação pela internet. “Cerca de 90% do público só soube disso depois do evento, pelas redes sociais. É uma confusão entre mascarados e cavaleiros que ocorre todo ano com finalidade política”, comentou ele, que antecedeu Marcelo Carneiro na gestão da Secretaria de Estado de Cultura (Secult Goiás).
O Mais Goiás aguarda resposta da Secretaria de Comunicação sobre o assunto. A PM e a prefeitura de Pirenópolis não se manifestaram.