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Entregadores de aplicativo realizam protesto após suspensão de contas em Goiânia

Segundo relato de um dos manifestantes, o sistema de reconhecimento facial da plataforma apresenta falhas

Um grupo de entregadores de aplicativo realizou um protesto em Goiânia devido à exclusão de aproximadamente 60 motociclistas do Ifood. Na sexta-feira (17), a manifestação aconteceu em frente a dois shoppings em Goiânia. Durante o ato, algumas empresas de alimentação teriam desativado o aplicativo em apoio aos entregadores, entre as 11h e as 14h.

Os manifestantes argumentam que o processo de reconhecimento facial do aplicativo está falhando, o que tem prejudicado diversos entregadores. Trata-se de um procedimento de segurança, e quando há falhas, as contas dos entregadores são banidas, como teria ocorrido com cerca de 60 deles, que foram excluídos da plataforma.

Além disso, os motociclistas afirmam que outro ponto de reivindicação na manifestação diz respeito ao sistema de agendamento dos entregadores, realizado pelo aplicativo. No Ifood, cada entregador visualiza, no aplicativo, os horários disponíveis para agendamento em sua área nos próximos dias.

Os entregadores tentaram entrar em contato com o Ifood, mas um representante da plataforma teria informado que não poderia fazer nada a respeito.

O Ifood divulgou uma nota informando que a tecnologia de verificação biométrica sempre foi empregada para garantir segurança, e que os entregadores que enfrentarem problemas nesse sentido podem contatar o suporte do aplicativo. Em relação ao sistema de agendamento, a empresa explicou que se trata de uma ferramenta opcional que visa aprimorar a usabilidade do aplicativo e a alocação de pedidos aos entregadores.

“Assim, o entregador pode escolher o horário que prefere trabalhar e não precisa ficar online, gerando maior flexibilidade e otimizando o tempo de uso na plataforma”, explicou (veja a íntegra ao fim do texto).

Íntegra da nota do Ifood

“O iFood repeita o direito à manifestação e à livre expressão dos entregadores e entregadoras, e reforça que não tem nenhum interesse em ter seus parceiros bloqueados.

O iFood esclarece que a tecnologia de verificação biométrica, também conhecida como facematch, sempre foi um dos mecanismos de segurança e autenticação da identidade dos entregadores parceiros do iFood. O recurso, juntamente com outras funcionalidades de segurança, como a tecnologia OCR e a checagem de dados de cadastro, ajuda a garantir mais segurança a todos, incluindo os entregadores e restaurantes.

O recurso do agendamento é uma ferramenta opcional para facilitar a usabilidade do aplicativo e o direcionamento de pedidos para os entregadores. Assim, o entregador pode escolher o horário que prefere trabalhar e não precisa ficar online, gerando maior flexibilidade e otimizando o tempo de uso na plataforma.

A plataforma ressalta que não tem interesse em dificultar a atuação dos entregadores e está ao lado deles para promover continuamente melhorias na plataforma e criar um ambiente de trabalho cada vez mais seguro.

Em caso de desativação, os entregadores parceiros podem entrar em contato com o suporte no aplicativo e terão à disposição informações e apoio.”