MANIFESTAÇÃO

Entregadores por aplicativo fazem buzinaço contra baixas taxas em Goiânia; vídeo

Ato conta com mais de 100 entregadores e também protesta contra o sistema de agendamento do Ifood

Foto: Mercado e Consumo - Reprodução

Entregadores por aplicativo da empresa de entrega de comida,  iFood, fazem uma manifestação neste sábado (12), em Goiânia. Os trabalhadores, que percorrem ruas da capital fazendo buzinaço, protestam contra as baixas taxas pagas por entrega e contra o sistema de agendamento imposto aos entregadores pela plataforma.

Entre os trajetos, o buzinaço dos motociclistas foi ser registrado na Marginal Botafogo, no Setor Jardim Goiás, na capital. Ao Mais Goiás, um entregador contou que o protesto foi convocado pelo Whatsapp e outras redes sociais e conta com boa adesão, com mais de 100 entregadores em protesto.

Segundo ele, uma das principais pautas de reivindicação é o sistema de agendamento criado pelo aplicativo e que inclusive também foi alvo de manifestação no início do mês passado. Nesse sistema, o iFood conta com a função de agendamento na hora do almoço, lanche e janta. O entregador relata ser um sistema prejudicial, uma vez que impede o motociclista de pegar corridas caso ele não consiga agendar.

Outras pautas da manifestação são os apontados bloqueios sem justificativa e, de acordo com os entregadores, as baixas taxas pagas pelo app por entrega. O protesto deve seguir ao longo do dia com os entregadores percorrendo as ruas de Goiânia.

A reportagem entrou em contato com a plataforma iFood e aguarda retorno. O espaço segue aberto.