Entrevistadora do IBGE tem celular roubado enquanto trabalhava, em Rio Verde (GO)
Um dos suspeitos foi preso nesta segunda. O segundo envolvido já foi identificado, mas segue foragido
Uma entrevistadora do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) teve o celular roubado enquanto trabalhava, em Rio Verde (região sudoeste de Goiás). O crime aconteceu na manhã de sábado (24) e o suspeito de roubar o celular da vítima foi preso na segunda-feira (26). Ele também subtraiu e um Dispositivo Móvel de Coleta (DCM) do IBGE. Um segundo envolvido no crime está foragido.
A vítima contou para a Polícia Militar que realizava as pesquisas em residências na cidade quando dois homens se aproximaram com uma faca e exigiram os aparelhos. Ela os entregou e os suspeitos fugiram. A resenciadora procurou a polícia e registrou um boletim de ocorrência.
O roubo foi investigado pela Polícia Federal, por meio de compartilhamento de informações com a PM. Os investigadores da PF tiveram acesso a imagens de câmeras de segurança, que ajudaram a identificar os suspeitos e localizar um deles. O homem, que possui passagens pelo mesmo crime, foi encaminhado para a delegacia por roubo. O comparsa segue foragido, mas já foi identificado.
O IBGE ressalta que o DCM não tem valor comercial e que as funções que desenvolve são restritas a coletas de dados. Portanto, não é possível fazer o uso pessoal do aparelho. Além de ser rastreável, o aparelho apaga automaticamente as informações colhidas em casos de furto e roubo.
Falsos entrevistadores
O órgão também alerta a população para que não caiam em golpes de falsos pesquisadores. Os funcionários do IBGE em atividade usam uniformes de identificação com colete, crachá e boné. Além disso, possuem um número de matrícula ou CPF do profissional disponível no QR Code presente no colete.
LEIA MAIS
Censo 2022 traça perfil demográfico de brasileiros pós-pandemia
Recenseador do IBGE é vítima de injúria racial em Belo Horizonte: ‘Só queria trabalhar’
Após piadas com Bolsonaro, IBGE apaga post sobre camarão
*Jeice Oliveira compõe programa de estágio do Mais Goiás sob supervisão de Alexandre Bittencourt