FUNCIONAMENTO

Entulho não será cobrado na taxa do lixo em Goiânia, diz agência

O presidente da Agência de Regulação de Goiânia (ARG), Paulo César Pereira, informou que entulhos…

O presidente da Agência de Regulação de Goiânia (ARG), Paulo César Pereira, informou que entulhos removidos de lotes baldios e demais logradouros públicos não serão cobrados na taxa do lixo, a ser implantada na capital. De acordo com o ele, a cobrança da taxa será exclusiva para resíduos domiciliares, o que envolve também os resíduos industriais e comerciais.

Em entrevista ao Mais Goiás, Pereira pontuou que o lixo que não se caracteriza como domiciliar, tais como entulhos de construção civil, limpezas diárias e podas de árvore, ficarão de fora da nova taxa. “A taxa é pra cobrar resíduos domiciliares – residenciais e não residenciais, como industriais, comerciais e prestacionais”, disse.

Ainda conforme o presidente, uma comissão formada pela Prefeitura de Goiânia está avaliando como será o método de cobrança. O mais provável, adianta Pereira, é que a estimativa seja feita levando em conta a área construída de cada imóvel. Porém, a conta será fechada após a conferência no aterro.

“É um bom parâmetro para estimar a quantidade de resíduos produzidos nos domicílios. [Mas] Apenas a estimativa individualizada será considerada, possivelmente, a área construída do imóvel. Porque, na verdade, sobre a totalidade de resíduos recolhidos, essa será conferida e medida por balança no aterro sanitário”, concluiu.