Equatorial Goiás registra quase 2,5 mil objetos lançados contra rede durante tempestades
Entre os objetos arremessados estão telhas, lonas e pedaços de estruturas de fachadas de lojas
Um levantamento realizado pelo Centro de Operações Integradas da Equatorial Goiás (COI) aponta que, entre os meses de dezembro de 2023 e março deste ano, a companhia registrou 2.497 objetos caídos sobre a rede elétrica. As cidades de Goiânia, Ouvidor e Aparecida de Goiânia registraram os maiores números.
Entre os objetos arremessados estão telhas, lonas e pedaços de estruturas de fachadas de lojas. Essas situações elevaram o número de manutenções corretivas e exigiram a mobilização de equipes adicionais para atuar nas áreas mais afetadas, logo após os temporais.
Com o aumento da intensidade das chuvas no estado, a Equatorial Goiás reforça o alerta sobre os riscos e as consequências dos objetos que caem sobre a rede elétrica. Ventos fortes e tempestades podem fazer com que telhas, lonas e até estruturas de fachadas de lojas sejam arrastadas, caindo sobre os cabos de energia e comprometendo a estabilidade da rede de distribuição. Esse tipo de ocorrência, além de interromper o fornecimento de energia, representa um risco significativo para a segurança da população.
Consequências
Segundo a Equatorial, quando objetos de grande porte atingem a rede elétrica, a distribuição de energia pode ser comprometida em diversas regiões e não apenas naquele ponto onde o impacto foi registrado. Além disso, a concessionária afirma que possui equipes de prontidão durante o período de chuvas para atuar em situações emergenciais e realizar a recomposição da rede elétrica.
Orientações
A Equatorial Goiás orienta os consumidores sobre algumas medidas de segurança que podem evitar acidentes com a rede elétrica durante tempestades:
- Verifique a fixação de telhados, lonas, antenas, fachadas e estruturas externas antes do início das chuvas;
- Em caso de ventos fortes, evite ficar próximo a postes e cabos de energia, especialmente em áreas com árvores;
- Nunca tente remover objetos presos à rede elétrica, como lonas ou telhas. Acione a concessionária imediatamente;
- Se houver um cabo partido no chão, mantenha distância e sinalize o local para evitar acidentes.
Registros
Os clientes podem registrar ocorrências pelo Aplicativo Equatorial Goiás, disponível para Android e iOS, utilizar a Agência Virtual no site oficial ou entrar em contato através do telefone 0800 062 0196, ou do WhatsApp Clara, no número (62) 3243-2020. Esses canais estão disponíveis 24 horas por dia para atender as necessidades dos consumidores durante o período de chuvas.