Equatorial suspende energia de três cais em Goiânia
Município teve notificação do corte com 15 dias de antecedência, segundo a concessionária
A Equatorial Goiás informou, por nota, que suspendeu o fornecimento de energia nos cais de Campinas, Novo Mundo e Pronto Atendimento de Saúde, no bairro Residencial Itaipu, em Goiânia. A medida ocorreu às 11h desta segunda-feira (14).
Segundo a companhia, o município teve notificação do corte com 15 dias de antecedência, conforme regra da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A concessionária afirma que existem débitos em aberto na unidade consumidora e que, mesmo após diversas tentativas, a situação não foi sanada.
Vale citar, a Equatorial esclarece, ainda, que os locais possuem geradores próprios. “O fornecimento das unidades de saúde será retomado assim que o pagamento for regularizado”, finaliza.
O Mais Goiás procurou a prefeitura para uma posição sobre o caso. Em nota, o município informou que “as faturas estão em dia e que os comprovantes foram enviados à Equatorial, que está fazendo o religamento nesses locais”. Disse, ainda, que as unidades de saúde que tiveram o fornecimento de energia suspenso possuem geradores e não houve prejuízo para pacientes e servidores.
“Eventuais irregularidades sobre a decisão de corte de energia em unidades de saúde, que prestam serviço essencial à vida, serão apuradas e tratadas conforme a legislação”, disse a prefeitura e completou que “a medida é totalmente desproporcional e viola o princípio da continuidade desses serviços públicos. A interrupção do fornecimento de energia nos Cais fere um direito fundamental de acesso à saúde e configura uma atitude imprudente por parte da Equatorial, cujas responsabilidades serão apuradas”.
Nota da Equatorial:
“A Equatorial Goiás informa que suspendeu, às 11 horas desta segunda-feira (14), o fornecimento de energia nos cais de Campinas, Novo Mundo e Pronto Atendimento de Saúde, Localizado no bairro Residencial Itaipu, em Goiânia. A medida foi realizada em observância às regras estabelecidas na resolução 1.000/2024 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que exige notificação ao cliente sobre o corte com 15 dias de antecedência. A administração municipal foi notificada no dia 27 de setembro último.
A concessionária esclarece que existem débitos em aberto na unidade consumidora e que, mesmo após diversas tentativas, como as renegociações realizadas em fevereiro e agosto deste ano, não obteve êxito na negociação e executou a suspensão do fornecimento de energia. Os locais possuem geradores próprios.
O fornecimento das unidades de saúde será retomado assim que o pagamento for regularizado.”
Atualização
A Equatorial enviou uma nova nota às 14h18. Confira a seguir:
“A Equatorial Goiás ressalta que o pagamento dos débitos da Secretaria de Saúde com a Equatorial Goiás foi realizado por volta das 12h15min desta segunda-feira (14). A concessionária informa que equipes regularizarão, com prioridade, o fornecimento do serviço de energia elétrica nas três unidades já no início da tarde de hoje.
A concessionária lembra que a medida foi realizada em observância às regras estabelecidas na resolução 1.000/2024 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que exige notificação ao cliente sobre o corte com 15 dias de antecedência. A administração municipal foi notificada no dia 27 de setembro último.
A distribuidora esclarece que existiam débitos em aberto na unidade consumidora e que, mesmo após diversas tentativas, como as renegociações realizadas em fevereiro e agosto deste ano, não obteve êxito na negociação e executou a suspensão do fornecimento de energia. Os locais possuem geradores próprios.”