SURTO

Equipe do Ministério da Saúde vai a Rio Verde para tentar conter surto de H3N2 

Ao todo, o município possui 15 casos confirmados e outros 10 suspeitos

Uma equipe do Ministério da Saúde deve chegar à cidade de Rio Verde nesta terça-feira (21) para tentar conter o surto da variante H3N2. (Foto: Maria Isabela Matias)

Uma equipe do Ministério da Saúde deve chegar à cidade de Rio Verde nesta terça-feira (21) para tentar conter o surto da variante H3N2 da Influenza. Ao todo, o município possui 15 casos confirmados e outros 10 suspeitos. Objetivo é averiguar a situação epidemiológica e traçar medidas para evitar a proliferação do vírus.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Rio Verde, a equipe do Ministério da Saúde é composta de especialistas em surtos e epidemia. A expectativa é que estes profissionais se reúnam com a equipe municipal para discutir o cenário na cidade, bem como as estratégias para conter a disseminação.

A pasta municipal informou que acompanha os casos confirmados e suspeitos. Todos os pacientes diagnosticados com a variante H3N2 estão medicados em casa e com bom quadro clínico.

Em nota, o Ministério da Saúde disse que enviou três epidemiologistas de campo para a investigação do aumento de casos de H3N2 em Rio Verde.

“O Ministério da Saúde informa que, a partir de solicitação de apoio do estado e município, enviará três epidemiologistas de campo para a investigação do aumento de casos de H3N2 em Rio Verde (GO). Os técnicos irão apoiar na descrição dos casos e reforçar recomendações de prevenção e controle junto as autoridades sanitárias locais. A proposta é levantar informações sobre os casos e verificar se existe ou não a ocorrência de surto. O prazo para a investigação dependerá das informações disponíveis”, diz a nota.

Secretaria de Saúde emitiu alerta contra surto de H3N2 em Goiás

No último domingo (19) a Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO) emitiu um alerta sobre os casos de H3N2 registrados em municípios goianos. No informativo, a pasta chama a atenção para os surtos já registrados em outros estados, o alto nível de transmissão da doença, os sintomas e a quantidade de casos já confirmados no estado.

Segundo o boletim, 30 casos teriam sido registrados em Goiás, sendo 14 em Rio Verde, 10 em Goiânia e Trindade, Porangatu, Catalão, Caçu, Aparecida de Goiânia e Anápolis, aparecem com 1 caso cada.

No entanto, conforme explica a Secretaria Municipal de Saúde de Catalão, não há casos notificados no município. O dado em questão é, na verdade, de Rio Verde.

As recomendações para a prevenção do contágio são semelhantes às tomadas contra o coronavírus: uso de máscara, higienização das mãos e vacinação contra a gripe.