Erosão na pista da BR-153 é reparada 4 dias após estragos provocados pela chuva, em Aparecida
Erosão na pista da BR-153, em Aparecida foi reparada quatro dias após ter sido interditada…
Erosão na pista da BR-153, em Aparecida foi reparada quatro dias após ter sido interditada pelos danos provocados pela chuva do último fim de semana. As faixas 1 e 2 da pista estão liberadas, mas a faixa 3 segue fechada para finalização da reimplantação dos elementos de proteção e segurança.
As equipes de engenharia e operações da concessionária responsável pelo trecho da rodovia, Triunfo Concebra, concluíram as obras na parte de sinalização e estrutura na última quinta-feira (10). A Defesa Civil solicitou a interdição do trecho, entre o Anel Viário e a Avenida São Paulo, na manhã da última segunda-feira (6) que gerou lentidão no trânsito na região.
Erosão foi agravada por chuvas do último fim de semana
Na ocasião, uma erosão nas proximidades do Córrego Santo Antônio avançou e chegou até a pista no sentido Goiânia – Aparecida de Goiânia, no quilômetro 508 da rodovia. De acordo com o superintendente da Defesa Civil de Aparecida de Goiânia, Juliano Cardoso, a forte chuva do último domingo (5) elevou o nível de água, causando a erosão no local.
O superintendente explica que o volume de águas provocou a destruição do ponto de lançamento das águas pluviais lateral ao bueiro que transpõe o Córrego Santo Antônio. Com isso, resultou em perdas de solo, formando um processo erosivo de grandes dimensões que atingiu a via.
Defesa Civil recomendou substituição de bueiro por ponte em 2020
Defesa Civil de Aparecida alerta concessionária responsável pela rodovia sobre problemas da erosão que interditou trecho da BR-153 desde 2019. Um relatório de vistoria realizada no bueiro celular duplo, localizado na BR-153, quilômetro 508, nas proximidades do Country Club, verificou avarias na estrutura do bueiro e comunicou risco de uma tragédia de grandes proporções. Em 2020, órgão recomendou substituição de bueiro por ponte.
Em 2019, o documento apontou avanço do processo erosivo em direção à rodovia e nas proximidades da escada dissipadora de energia, instalada na parte superior do bueiro. As manilhas destinadas à captação das águas da chuva que escorrem da rodovia BR-153 também encontravam-se danificadas. O relatório apontou ainda a obsolescência e dimensões incompatíveis da estrutura do bueiro.
Em 2020, outro relatório emitido pela Defesa Civil apontou a necessidade de substituição do bueiro por uma ponte, que possibilitaria melhor vazão da água e evitaria alagamentos devido à obstrução das manilhas com resíduos sólidos. O documento menciona que o bueiro estava em condições normais de uso, mas recomendou avaliação da obra por um engenheiro civil para averiguar as condições da estrutura, que é antiga e sofre o impacto do intenso tráfego de veículos.