Escola com obra atrasada compromete ensino de cerca de 500 crianças em Valparaíso de Goiás
Com cerca de 500 alunos de 6 a 10 anos de idade matriculadas, a escola precisou adotar aulas e atividades on-line desde o início do ano letivo de 2023
A Escola Municipal Professora Divina Lourenço de Melo Leão, em Valparaíso de Goiás, está fechada para reforma desde o final de 2022, com entrega prevista para dia 25 de março de 2023. Entretanto, pais e responsáveis pelos alunos relatam que, até esta quinta-feira (16), as obras continuam longe de serem concluídas. O atraso, na visão das famílias, tem comprometido o ensino de centenas de crianças.
Com cerca de 500 alunos de 6 a 10 anos de idade matriculadas, a escola precisou adotar aulas e atividades on-line desde o início do ano letivo de 2023. No entanto, muitas famílias de baixa renda enfrentam dificuldades com a falta de acesso à internet. Inclusive, para muitas dessas famílias, a escola é a única fonte de alimentação diária para as crianças. Algumas mães estão deixando de trabalhar para cuidarem dos filhos em casa, pois não têm onde deixá-los.
A advogada Sara Santos é mãe de um menino de 9 anos que estuda na escola em obras. Ao Mais Goiás, ela contou que a unidade de ensino também possui alunos com deficiência, que têm encontrado dificuldades para se adaptar ao ensino a distância.
“Tem uma avó que cuida de uma criança com autismo nível dois. Eles entregam a atividade para fazer em casa, mas é uma dificuldade imensa! A maioria das crianças, com deficiência ou não, ficam dispersas”, explica.
“Essa escola é 90% composta por famílias humildes. São filhos de empregadas domésticas, porteiro, motoristas de ônibus, que não têm com quem deixar os filhos agora que eles estão em casa. Algumas crianças só tem a refeição da escola como principal. E muitas mães relatam que, por não terem condições financeiras, os filhos não tem acesso à internet para assistirem as aulas ou mesmo não tem computadores, celulares para acompanharem as atividades pela plataforma”, afirma a advogada.
Entrega da obra adiada
De acordo com Sara, a Prefeitura de Valparaíso de Goiás realizou uma reunião com os pais e responsáveis pelos alunos. Durante a reunião, ela afirma que foi dito que as obras vão precisar de mais 60 dias para serem concluídas. Até lá, os estudantes devem continuar recebendo o ensino por meio da plataforma on-line.
“A tratativa entre a Secretaria de Educação e a Prefeitura [ de Valparaíso ] é um jogo de empurra-empurra. A obra tem duas pessoas trabalhando. A gente só reivindica que as crianças tenham um espaço físico de ensino para estudar”, relata a advogada.
O Mais Goiás procurou a Prefeitura de Valparaíso de Goiás e a direção da Escola Municipal Professora Divina Lourenço de Melo Leão para se manifestarem e esclarecerem a questão da reforma na escola e do ensino remoto. No entanto, até a última atualização desta reportagem, não obteve retorno.