PREJUDICIAL À SAÚDE

Escolas de Goiânia suspendem aulas por causa de fumaça

Alunos falaram de cheiro insuportável e ardência nos olhos.

Fumaça na região Sul de Goiânia

Várias escolas da Região Sul de Goiânia suspenderam as aulas por causa do forte cheiro de fumaça na manhã desta segunda-feira (2). Alunos de colégios no Jardim Goiás contam que foram dispensados das atividades logo no início da manhã porque a respiração estava insuportável.

Saiba mais

“Quando chegamos, já estava insuportável ficar no ambiente. Muito cheiro de queimado, difícil para respirar. Então, na primeira aula, foram na sala e falaram que poderíamos sair”, disse uma aluna de um colégio particular que não quis se identificar.

A divisão de comunicação do Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás (CEPMG) Hugo de Carvalho Ramos informou que foi necessário suspender as aulas no período matutino e a decisão foi tomada em resposta a queixas de alguns alunos sobre irritação nos olhos e desconforto respiratório.

“Ressaltamos que a suspensão das aulas visa garantir a saúde e o bem-estar dos nossos alunos. Informamos que não haverá prejuízo pedagógico, pois as aulas de hoje serão repostas conforme a adequação do calendário escolar”, diz a nota do CEPMG.

Imagens enviadas ao Mais Goiás mostram muita fumaça proveniente de queimadas na região do Jardim Goiás, Alto da Glória e imediações.

Prejudicial à saúde

A pneumologista Roseliane de Souza Araújo conversou com o Mais Goiás sobre os riscos da poluição no ar e medidas diante deste cenário atípico. Ela começa com um alerta de que, a poluição do ar, conforme publicação da Organização Mundial da Saúde (OMS), aumenta os riscos para desenvolvimento de diversas doenças, “entre elas derrames, doenças cardíacas, câncer de pulmão e doenças respiratórias agudas, além de descontrole de doenças respiratórias crônicas”.

A profissional esclarece que a fumaça contém material particulado fino 30 vezes menor que um fio de cabelo humano, podendo também ser inalado profundamente no tecido pulmonar e contribuir para sérios problemas de saúde. Da mesma forma, não é incomum sentir ardência nos olhos. “Então, além da ardência nos olhos, os sintomas da exposição à poluição de partículas podem incluir dor no peito, tosse, irritação na garganta, congestão e redução da função pulmonar.”

Roseliane explica que é possível minimizar o acesso à poluição do ar com algumas medidas. Ela recomenda permanecer em ambientes fechados, reduzindo a infiltração externa, e limpando o ar interno com filtros. Além disso, sugere a limitação de esforços ao ar livre.