Educação

Escolas municipais de Goiânia recebem projeto sobre arbitragem

O universo do futebol e da arbitragem nos jogos terão destaque na Escola Municipal Vila…

O universo do futebol e da arbitragem nos jogos terão destaque na Escola Municipal Vila Rosa, no próximo dia 30, às 8 horas. A iniciativa, que está na terceira edição, é uma parceria entre o Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de Goiás (Safego), Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) e Federação Goiana de Futebol (FGF).

Os árbitros prometem despertar a curiosidade dos alunos sobre a organização de uma partida de futebol, as regras do esporte mais popular do mundo e os desafios da carreira daqueles que comandam o espetáculo dos jogos.

Durante a atividade, serão mostrados vídeos, imagens e utilizadas ferramentas conhecidas da arbitragem como apitos, cartões, placas, rádios, spray e tudo o que é utilizado nos jogos. Ao todo, cinco escolas da rede municipal de educação participam do Projeto “O árbitro e a escola”, que – neste ano – dobrou o número de atendidos para 500 alunos participantes.

Esta é só a primeira parte do projeto, que terá ainda a visita deles em abril a um dos estádios, Serra Dourada ou Olímpico, para conhecer os bastidores de um jogo do Campeonato Goiano de Futebol. Lá, vão conhecer os vestiários dos atletas e da equipe de arbitragem, além de entrarem no gramado do estádio e assistir ao jogo na arquibancada ou cadeiras ao lado dos árbitros.

Ao passar por todas essas experiências, os jovens e crianças voltam para escola e irão produzir trabalhos escolares sobre o projeto. Cada instituição escolherá um aluno para acompanhar a final do Goianão, em maio, de dentro do espetáculo e com a equipe de arbitragem.

Histórico

Em 2014, o projeto foi realizado no segundo semestre e os alunos acompanharam a partida entre Goiás e São Paulo no Serra Dourada, pelo campeonato brasileiro. Em 2015, foram assistir Atlético e Anapolina no campeonato goiano. Neste ano, está prevista a ida ao Estádio Olímpico, no jogo entre Atlético e Goianésia, última rodada da fase de classificação do Goianão.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de Goiás (Safego), Luciano Joka, o projeto foi um sucesso nos anos anteriores, o que fez a entidade ampliar a participação dos pequenos nas escolas. “Sempre somos bem recebidos e notamos que muitos ficavam tristes por não terem a oportunidade de participar das atividades, principalmente, de ir a um jogo de futebol, talvez pela primeira vez”, comenta.

Ainda sobre o projeto, Joka ressaltou os reais objetivos das atividades. “ Queremos contribuir com a formação dos nossos jovens e crianças para que eles sejam futuros torcedores e que saibam respeitar as preferências dos demais. Incentivaremos a prática esportiva saudável, livre da violência e das drogas”, destaca.

Além da E.M. Vila Rosa, outras instituições serão visitadas nos dias 31 de março, 03, 04 e 05 de abril. São elas, Escola Municipal Marcos Antônio Dias Batista, localizada no Setor Estrela Dalva, E.M. Honestino Monteiro Guimarães, no Jardim Aritana, E.M. Waterloo Prudente, no Bairro Goiá e E.M. Grande Retiro, setor Grande Retiro.