Escritora goiana é finalista em prêmio internacional de literatura
A escritora goiana Luciane Mustafá é finalista de um dos principais prêmios de literatura realizado…
A escritora goiana Luciane Mustafá é finalista de um dos principais prêmios de literatura realizado nos Estados Unidos, o International Latino Book Awards, com o livro “Uma Vitória Interrompida – O Início de Tudo”. A obra conta a história de cinco jovens que lidam com os conflitos da adolescência na escola, com a família e os amigos. O resultado sai nos dias 19 e 20 de agosto.
“Esse livro é meu grito de basta a escolhas imprudentes, à forma agressiva com que alguns filhos se referem aos pais e vice-versa. Com certeza é uma grande conquista. Autorrealização em seu mais profundo conceito […] A mulher ressoa sua força aliada à sensibilidade e, assim, institui o seu poder e gera pequenas, mas decisivas, mudanças”, disse a escritora ao Mais Goiás.
Luciene relata que, ao escrever o livro, viu-se diante de jovens sedentos por mudança, mesmo que de forma inconsciente. “Um jovem que leu meu livro me relatou que estava em uma festa com os amigos, quando uma menina desconhecida se aproximou deles. Com uma conversa mole, ela falou que o namorado dela estava dando LSD e os chamou. Ele me disse que só se lembrou de uma cena que leu no meu livro e ficou repugnado. Então, saíram para o extremo de onde a menina estava. Claro que ele já tinha informações sobre os efeitos da droga, tinha lido e recebido conselhos dos pais, mas ouvi-lo dizer isso com os olhos brilhando foi uma catarse”, conta.
Além de ser finalista do International Latino Book Awards, a autora goiana também receberá uma menção honrosa no evento. Isso porque, Luciene conquistou a honraria de ‘Melhor Livro de Ficção em português’, com a coleção de contos Jovens & Sábias. A obra reúne 10 histórias sobre Valentina, que vive diferentes momentos e mostra as versões de si.
“Esse reconhecimento é uma saudação ao meu trabalho escrito em tempo recorde, apenas 30 dias”, diz. A autora explica que o livro dá dicas sobre como amadurecer com leveza e lidar com sentimentos rancorosos e tóxicos.
Autora goiana começou a escrever para lidar com problemas
Nascida em Goiânia, Luciene se diz amante da arte desde pequena. Ela começou a estudar piano aos sete anos, época em que também produziu seu primeiro livro, apenas por diversão. Quando perdeu a mãe para um câncer, aos 16, deixou de lado o instrumento que tanto amava, mas encontrou na literatura uma forma de se libertar da “dor silenciosa” que a afligia há anos.
“Foi quando decidi explorar aquela dor latente, escrevendo, assim nasceu o Despertar de Uma Sintonia, meu primeiro romance. É uma história inspiradora sobre nunca desistir de si. Depois disso, um mundo novo se abriu e me vi livre para provocar e instigar reflexões”, ressalta Luciene.