Estado de emergência: Caldas (GO) cria força-tarefa contra dengue
Cidade registrou 959 notificações de casos de janeiro a abril, além de uma morte e outra em investigação
Depois de decretar estado de emergência em Saúde Pública para conter os casos de dengue, a prefeitura de Caldas Novas criou uma força-tarefa para enfrentar a doença. O município tem uma morte confirmada e outra em investigação pela enfermidade. Além disso, já registrou 959 notificações de casos de janeiro a abril.
O número representa um aumento de 756% em relação ao mesmo período de 2021. “Vivemos mais um momento difícil em nosso município com um aumento expressivo no número de crianças e adultos internados com dengue, além de síndromes respiratórias, causando superlotação em nossas unidades de saúde”, disse o prefeito Kleber Marra, que determinou a criação da força-tarefa.
A decisão da força-tarefa, destaca-se, ocorreu em reunião na tarde de quarta-feira (20), com representantes de várias pastas e membros do Comitê de Enfrentamento à Dengue, criado pela Secretaria de Saúde (SMS). Segundo a prefeitura, quem coordenará o grupo será o Departamento de Endemias, que terá o apoio de outros órgãos.
Ainda na reunião, deliberou-se pela contratação – em caráter emergencial – de novos agentes de endemias e de maquinário para a limpeza e roçagem em toda extensão do município. A cidade também fará o dia D de combate ao mosquito da dengue, com orientação aos moradores, remoção de criadouros dos mosquitos e busca ativa de casos suspeitos da doença e, ainda, mutirões de limpeza.
“A Prefeitura vai fazer o seu dever de casa, mas o cidadão também precisa fazer o seu papel”, alertou a diretora de Endemias, Marla Marques. Segundo ela, domicílios e terrenos privados serão vistoriados.
Mudanças pela dengue
Outras determinações na cidade envolvem mudanças no atendimento de saúde. Haverá remanejamento de profissionais das Unidades Básicas para os hospitais e a contratação de mais médicos.
Além disso, a partir de 2 de maio, o Hospital de Retaguarda passará a atender casos de suspeita de dengue das 7h à meia noite. Já o Hospital Municipal André Ala Filho seguirá aberto 24 horas para atendimento de crianças e de gestantes.
LEIA MAIS:
Goiânia lidera lista de óbitos por dengue em Goiás – outras 5 cidades registram mortes