Estátua de Cora é embalada para evitar aglomerações na cidade de Goiás
Nas redes sociais da prefeitura, o comunicado foi postado com a seguinte mensagem: "Faça como Cora Coralina, se guarde"
A estátua de Cora Coralina foi embalada, na última terça-feira (2), para evitar aglomeração na cidade de Goiás, na região central do Estado.
Nas redes sociais da prefeitura, o comunicado foi postado com a seguinte mensagem: “Faça como Cora Coralina, se guarde”. A publicação ainda diz: “Os abraços ficam no coração e as fotos a dois metros de distância“.
Raissa Coutinho, secretária municipal da Cultura, disse que mesmo com a prefeitura sanitizando estátua, muitos turistas tiravam a máscara para fazer fotos. Após as denúncias de aglomeração, foi realizada uma reunião com o Centro de Operações de Emergências (COE) e foi tomada a decisão de embalar a estátua.
Guilherme Siqueira é morador da cidade e diz que medida é necessária devido a propagação do vírus, já que a escultura em menos de 2 meses se tornou um atrativo turístico. Segundo ele, os visitantes tiram fotos abraçados e até beijam a estátua.
Guilherme também diz que o monumento tem sido ridicularizado pelos moradores. Pois, como não foram avisados, eles não entenderam o motivo da medida. “Existem várias formas de fazer isolamento da estátua. Por exemplo, colocando um caixote de madeira por cima, com um placa especificando o motivo de isolamento da escultura”.
Estátua
A estátua, atualmente embalada, fica ao lado da ponte que dá acesso à residência onde a poetisa viveu. O lugar hoje é um museu que mostra um pouco sobre a história de Cora. O local fica localizado às margens do Rio Vermelho, que corta a cidade de Goiás.
Em dezembro de 2020, a antiga estátua foi trocada por uma versão em bronze. O monumento tem o tamanho real de Cora Coralina e foi feita pelo artista plástico goiano Cleider José de Souza e levou cerca de dois meses para ficar pronta; Leia.