INFRAESTRUTURA

Estrada que liga Trombas a Porangatu é liberada após dois dias sem chuvas

O trecho da GO-244 entre Trombas e Porangatu, via povoado de Estreito (no norte goiano),…

O trecho da GO-244 entre Trombas e Porangatu, via povoado de Estreito (no norte goiano), foi liberado nesta terça-feira (28). O local ficou intransitável após o Rio Santa Teresa transbordar com as chuvas intensas dos últimos dias. O município ficou ilhado, com acesso apenas a partir do sul do Tocantins.

A rodovia não possui asfaltamento e foi coberta pelas águas do Rio Santa Teresa em um perímetro próximo à ponte que liga Trombas ao município de Porangatu. O trecho era a única rota para a cidade vizinha após a interdição da ponte localizada no quilômetro 344 da GO-241, entre Formoso e Santa Tereza, em razão do rompimento do encabeçamento da estrutura.

Prefeito de Trombas alerta para riscos

Em novo vídeo, o prefeito de Trombas, Delvair Ramos (conhecido como Prego), mostra o trecho com a pista liberada, embora com água. No entanto, ele alerta que, se persistirem as chuvas, o local pode voltar a ser interditado.

“Qualquer previsão de muita chuva, o local fica interditado novamente. Como as chuvas ficaram mais controladas nos últimos dois dias, a água abaixou”, disse.

O prefeito chegou a dizer que a situação deixava o município sob risco de desabastecimento. No entanto, o Mais Goiás conversou com alguns moradores da região que informaram que ainda não houve problemas como falta de alimentos ou insumos em Trombas.

Em situações de emergências de saúde, um veículo leva o paciente até a ponte sobre a GO-241, que continua interditada e faz o translado até o outro lado para que novo veículo continue o trajeto.

Rotas alternativas no norte goiano

Em nota, a Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) informa o que foi necessária a interdição da ponte que fica no km 344 da GO-241, entre Formoso e Santa Tereza de Goiás e ressalta que as equipes de manutenção estão de prontidão na GO-241 para dar início aos serviços reforço do aterro e refazer o encabeçamento da ponte.

As ações, no entanto, dependem de algum período de estiagem e continua chovendo muito na região.

Rotas alternativas na região:

  • Primeira rota alternativa era pela GO-244, que nesta segunda-feira (27/12) também sofreu consequências das fortes chuvas, e precisa ser evitada.
  • Segunda rota alternativa: saí com sentido a Porangatu, segue para a cidade de Talismã (Tocantins) pela BR-153, passando por Jaú do Tocantins e volta por Novo Horizonte, pela TO-498.
  • Por fim, segue para Mata Azul e Montividiu do Norte, já em território goiano, pela GO-142.